A Prefeitura de Montenegro irá contratar mais oito agentes comunitários de saúde temporários, vinculados à Estratégia de Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS. O projeto de lei de autoria do Executivo Municipal foi aprovado pelos vereadores na sessão da última quinta-feira, 2.
O prefeito Gustavo Zanatta justificou o projeto em virtude do aumento da cobertura de atendimento em saúde. “Estamos em um momento divisor de águas na saúde, onde o foco é nas Equipes de Saúde da Família, com fortalecimento das Unidades de Saúde, objetivando a qualidade no atendimento ao cidadão e repasses financeiros conforme metas alcançadas”, justificou o prefeito. Ainda, conforme Zanatta, a contratação dos novos agentes comunitários irá qualificar o atendimento da atenção primária. “O trabalho dos agentes comunitários de saúde se torna indispensável. Pois é o responsável por cadastrar, monitorar e acompanhar as áreas de maior vulnerabilidade social e de saúde”, destacou o prefeito.
O prazo de contratação, que vai ser realizado através de processo seletivo simplificado, é de 12 meses a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por mais um ano. De acordo com a chefe do Serviço de Supervisão da Estratégia de Saúde da Família, Camila Anversa, os bairros contemplados com os novos agentes de saúde serão: Centenário, Estação, Santa Rita, Timbaúva, além das localidades de Linha Catarina e Santos Reis. “A prioridade são as áreas que estão descobertas de agentes de saúde e as áreas de maior vulnerabilidade social. A Estimativa é que sejam atendidas até seis mil pessoas com a ampliação da cobertura de agentes de saúde”, aponta Camila.