O prefeito Gustavo Zanatta anunciou, em entrevista coletiva, a realização de uma operação emergencial de recolhimento do lixo na cidade para esta noite. O trabalho inicia às 19h e será feito por albergados do sistema prisional, servidores e veículos do Município. Mesmo assim, a comunidade é orientada a não colocar novos resíduos na rua, uma vez que já existe grande quantidade a ser removida. Até amanhã, uma nova empresa deve assumir o serviço, normalizando a coleta.
Nesta terça, depois que a Ecosul Ambiental abandonou os trabalhos, demitindo a equipe e recolhendo os caminhões, iniciou o processo de rescisão do contrato. De outro lado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente abriu outra contratação emergencial e estabeleceu as 15h desta tarde para a habilitação dos interessados. Em torno de 15 empresas encaminharam orçamentos.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, José Clébio Ribeiro da Silva, na manhã desta quarta-feira deve ocorrer a definição do vencedor e a redação do contrato. “Se tudo correr bem, poderemos encerrar a crise”, comentou. A vencedora fará a coleta de cerca de 40 toneladas diárias de resíduos e terá de operar com pelo menos cinco caminhões.