O prefeito Carlos Eduardo Müller (Kadu) assinou a homologação da licitação que visa a prestação de serviços de saúde para os servidores públicos municipais. Com todo o processo aprovado, ainda correrão alguns processos legais internos até que a Unimed Vale do Caí – empresa novamente vencedora – seja convocada para a assinatura oficial do contrato.
Em setembro, o tema deu o que falar na cidade. Com cerca de 3 mil e quinhentos segurados, a Unimed – que já era a prestadora anterior – suspendeu os serviços oferecidos na época porque, mesmo após duas renovações emergenciais, a Prefeitura ainda não tinha providenciado o devido processo licitatório para uma nova contratação. Teve gente chegando no Hospital e pega de surpresa com a notícia.
Tudo acabou indo parar na justiça e o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul emitiu uma liminar solicitando a continuidade dos serviços de saúde aos servidores. Houve previsão de multa diária por descumprimento, enquanto a Administração Municipal providenciava a licitação recentemente homologada. O documento assinado por Kadu prevê o Plano de Saúde Empresarial Coletivo de Abrangência Estadual durante um ano, com o contrato podendo ser prorrogado por mais 60 meses.
O texto indica a garantia de assistência de saúde e cobertura médico-assistencial nas segmentações ambulatorial, hospitalar e obstétrico. Ainda, “tratamentos realizados a nível estadual, em padrão semi-privativo, centro de terapia intensiva ou similar, inclusive quando necessitar de diagnostico, tratamento e de internação hospitalar, das doenças listadas na classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde.”