Secretario esclarece que equipamentos passarão por manutenção nos próximos dias. Quatro, dos cinco aparelhos originais, devem voltar ao Parque
Debilitados pela ação do tempo e o mau-uso de alguns usuários, os equipamentos de ginástica da academia ao ar livre do Parque Centenário começaram a ser retirados ontem. A notícia de que o local perderia o espaço de exercícios foi dada pelo Jornal Ibiá na última sexta-feira, dia 31, e deixou muita gente sentida com a ação. Agora, a Prefeitura esclarece que realizará uma manutenção corretiva nos aparelhos e que parte deles voltará a ser disponibilizada à comunidade em até três semanas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Campos Chagas, explica que quatro, dos cinco equipamentos originais, são passíveis de conserto. Apenas um deles – o de rotação vertical – teve partes furtadas e, sem a disponibilidade de peças de reposição, não será recolocado. “Eles estão sendo levados para a nossa oficina, onde vai ser feita manutenção corretiva. Depois, os quatro vão ser pintados, lubrificados e retornarão ao Parque”, conta.
Adriano afirma que houve um mal entendido em sua entrevista publicada sobre a academia na edição do dia 31. Na ocasião, quando ele escreveu ao Jornal, por e-mail, que “os equipamentos avariados serão desinstalados. Não existem peças de reposição, nem manutenção corretiva que vá restaurar o estado original das estruturas”, ele estaria se referindo apenas ao item que teve partes furtadas. Os demais passarão, sim, pela manutenção corretiva e serão repostos.
É também nesta semana que a secretaria está trabalhando na manutenção das duas pracinhas do Parque. O gira-gira da pracinha da entrada, por exemplo, já foi retirado para a oficina, onde receberá novo rolamento e pintura. No espaço próximo à pista de skate, o foco principal está sendo nos balanços, que terão correntes, madeiras e parafusos trocados.
O secretário Adriano estima que o trabalho se estenda por até duas semanas.
Município tem mais dois locais equipados para exercícios
Pela cidade, existem três pontos que possuem academias ao ar livre: além do Parque Centenário, na Praça São Pedro, no bairro Timbaúva; e em uma pracinha no Santa Rita, às margens da Avenida Júlio Renner. Foram investidos mais de R$ 46 mil para a aquisição e instalação deles em 2012. Na Timbaúva, até abaixo-assinado foi feito para que os equipamentos fossem colocados no local. Eles são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mas, no Centenário, têm recebido intervenções do Meio Ambiente após uma parceria entre as pastas. Em todos os pontos, os itens estão mau cuidados.