De dezembro até fevereiro, a Prefeitura de Pareci Novo adotará turno único nas sextas-feiras. Assim, os atendimentos ocorrerão de segunda a quinta-feira das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 17h e nas sextas-feiras das 7h às 13h. As exceções são para as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e para as escolas municipais, que seguirão funcionando em seu horário normal. Até a adoção do novo horário, o atendimento nos setores da Prefeitura era de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A mudança do horário se deu por meio de decreto municipal.
Na sessão do dia 24 de novembro, a Câmara de Vereadores de Pareci Novo rejeitou um projeto de lei do Executivo que previa a implementação do turno único nas sextas-feiras com redução da carga horária – ao contrário do que ocorre no decreto, que mantém a carga horária semanal só a rearranjando dentro dos dias da semana. A votação ficou empatada em 4 a 4, com o presidente do Legislativo, o vereador Fábio Adalicio Diemer (PP), dando o voto de desempate e rejeitando o projeto.
Também votaram contra o projeto de lei os vereadores Antonio Gelci de Mello (Republicanos), Augusto da Silveira Kappes (Republicanos), Luciano Hensel (MDB) e Pedro Inácio Rhoden (MDB). Os votos a favor foram de Joice Streit (PDT), Maria Lourdes Francisco (PDT), Nilton José Rossi (PP) e Paulo Eduardo da Silva (PDT).
Segundo o prefeito Paulo Alexandre Barth (PDT), a adequação de horário de funcionamento é uma reivindicação antiga de muitos munícipes que só conseguem buscar atendimento na Prefeitura após as 11h30min. “Alterando o horário de expediente, iremos manter a mesma carga horária semanal que é realizada hoje pelos servidores e ainda será possível atender a nossa população em horários que não conflitem com os seus horários de trabalho”, justifica.
Alexandre diz, ainda, que caso se confirme a perspectiva de aumento da procura por atendimento, especialmente nos intervalos do meio-dia, será avaliada a possibilidade de prorrogação destes horários por mais meses.