O prefeito Gustavo Zanatta assinou na manhã desta quinta-feira, dia 5, o contrato para o recapeamento de 12 trechos de algumas das vias mais movimentadas de Montenegro. Com investimento de R$ 1.724.841,12, as obras vão contemplar algumas das principais ruas da cidade e somarão sete quilômetros de extensão. A iniciativa integra o programa “Asfalto para todos”, lançado no fim do ano passado. As obras devem iniciar nos próximos dias e a conclusão vai depender das condições do tempo.
A técnica empregada – de micro revestimento asfáltico a frio, utilizando emulsão modificada por polímero – não permite aplicação em dias chuvosos. O prazo máximo de conclusão das obras é de seis meses.
De acordo com o Executivo, a escolha das ruas que serão revitalizadas neste momento levou em consideração basicamente dois aspectos: a má conservação e o volume de trânsito. “Como não podemos atender a toda a cidade de uma só vez, será dada prioridade àquelas vias que as pessoas mais usam e que estão mais danificadas”, explica o secretário municipal de Obras, Edson Eggers Machado.
Além da área central da cidade, foi incluída nesta primeira leva a rua Bruno de Andrade, um dos principais elos do Centro com a Grande Timbaúva, e a avenida Júlio Renner, a Via II, no acesso à cidade. “Todas estas ruas apresentam grande quantidade de buracos, provocados pelo desgaste natural e pela histórica falta de manutenção, mas também por inúmeras intervenções feitas, por exemplo, pela Corsan. Na maioria dos casos, os ‘remendos’ foram de má qualidade”, analisa o prefeito.
A execução dos trabalhos caberá à Engepav – Engenharia e Pavimentação Ltda, de Curitiba, no Paraná, vencedora da licitação realizada pelo Município. Durante a realização dos serviços, haverá intervenções e desvios no trânsito, o que exigirá a compreensão dos usuários.
Os trechos a serem recapeados
– Rua José Luiz entre as ruas Cristiano Mate e Balduíno Rambo (723 metros)
– Av. Júlio Renner entre a ERS-124 e a rua Maranhão (274 metros)
– Rua Capitão Jacinto Fernandes entre a rua Dr. Bruno de Andrade e a av. Júlio Renner (223 metros)
– Rua Dr. Bruno de Andrade entre a rua Capitão Jacinto Fernandes e a av. Júlio Renner (653 metros)
– Rua Fernando Ferrari entre as ruas Capitão Cruz e Capitão Porfírio (91 metros)
– Rua Bento Gonçalves entre as ruas Fernando Ferrari e Osvaldo Aranha (701 metros)
– Rua Santos Dumont entre as ruas Buarque de Macedo e Ramiro Barcelos (447 metros)
– Rua João Pessoa entre as ruas Santos Dumont e Fernando Ferrari (975 metros)
– Rua Capitão Cruz entre as ruas Fernando Ferrari e Antônio Marques (1.552 metros)
– Rua Antônio Marques entre as ruas Flores da Cunha e Monteiro Lobato (83 metros)
– Rua Ramiro Barcelos entre as ruas Antônio Marques e Osvaldo Aranha (869 metros)
– Rua Ramiro Barcelos entre as ruas Olavo Bilac e Fernando Ferrari (444 metros)