A Secretaria de Saúde de Montenegro informou na tarde de quarta-feira, 19, que após uma análise no banco de dados de pacientes em recuperação, juntamente com uma atualização do sistema e-SUS, o painel Covid-19 de Montenegro foi retificado com os números atuais. Ao contrário do que estava sendo divulgado nos últimos meses, os casos em recuperação (ativos) são 374.
De acordo com o painel divulgado diariamente pela Prefeitura de Montenegro, no dia 1° de dezembro o município contava com 1.685 casos, sendo 1.221 recuperados, 439 em recuperação e 25 mortes. Ou seja, 26% de casos ativos na cidade, que são aqueles que ainda podem transmitir a doença para outras pessoas.
Em 31 de dezembro já eram 832 casos ativos, que seguiram aumentando em janeiro. Em fevereiro, a cidade registrou uma média de 900 e 1.000 casos em recuperação no mês. No dia primeiro de março eram 1.888 casos ativos, que seguiam crescendo gradativamente. No mês de abril esses casos não baixaram de 1.600 e até o dia 18 de maio não eram menos de 1.700.
Pelo menos desde o início do ano, o Município registrava um porcentual de casos ativos elevados, em comparação com outras cidades que também acumulam grande número de casos da doença. Enquanto Montenegro tinha 21% de casos ativos na última terça-feira, 18, Santa Cruz do Sul; Porto Alegre; Triunfo; São Sebastião do Caí; Portão e Feliz tinham, respectivamente, 0.50%; 2%; 2%; 4%; 0.90% e 1%.
Após a análise e retificação, Montenegro passou de uma taxa de 21% para apenas 4%. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Barros, a Prefeitura estava acompanhando somente a atualização dos casos positivos e não dos recuperados. “Os ativos ficam sendo atualizados semanalmente, e pode ter tido algum problema e em algum momento não atualizou”, explica.
A enfermeira refez todos os cálculos manualmente, dia por dia, e atualizou com os dados corretos. De acordo com a enfermeira, não se sabe em que momento o sistema parou de fazer o cálculo. Mesmo atualizado oficialmente na página do Facebook, os dados da pandemia seguem desatualizados no site da Secretaria de Saúde do Estado. No Painel Coronavírus RS, Montenegro soma 7.717 confirmados e 137 óbitos.
Ocupação de UTI’s segue acima de 90%
Apesar do número de casos ativos terem diminuído após a correção do erro, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) segue elevada. Nesta quinta-feira, 20, Montenegro registrava 90% de ocupação, totalizando as vagas nos dois hospitais.
No Hospital Montenegro 100% SUS a ocupação estava superlotada. Todas as 20 vagas estavam ocupadas (sendo 12 confirmados com Covid-19 e um suspeito), e ainda havia uma pessoa aguardando por leito. Dos 20 respiradores disponíveis, 17 estavam em uso. Já no Hospital Unimed Vale do Caí, de 10 leitos de UTI disponíveis, seis estavam ocupados (metade deles paciente Covid), sendo necessário quatro respiradores.