Atividades são flexibilizadas na Semana Farroupilha 2021 em Montenegro

Ações irão ocorrer seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19

Devido à mudança no cenário da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Montenegro irá autorizar o desfile de 20 de Setembro e atividades nos Centros de Tradições Gaúchas, com as restrições impostas pelo atual momento. Os detalhes da organização do desfile serão definidos pelo Executivo nos próximos dias.
Os CTGs estão autorizados a organizar apresentações artísticas no palco, entretanto, sem a participação do público em modalidades de dança. A organização de almoços e jantares também está liberada, seguindo os mesmos protocolos adotados hoje em restaurantes. Também está permitida a realização de atividades campeiras, como o tiro de laço.

O prefeito Gustavo Zanatta reforça que em todas as atividades, inclusive no desfile, as pessoas devem usar máscara e álcool gel. “Queremos apoiar o tradicionalismo, mas não podemos descuidar da pandemia. Precisamos da colaboração de todos”, avalia o prefeito.

Nesta semana, o retorno dos eventos campeiros também foi tema de discussão na Câmara de Vereadores. O encontro foi proposto e mediado pelo vereador Paulo Azeredo (PDT) e contou com a participação de representantes do setor tradicionalista de Montenegro. “O que está acontecendo na nossa região, não só em Montenegro, é uma retomada dos eventos. Entendo que com todo o controle sanitário podemos retomar os eventos farroupilhas. Sabemos dos riscos que acontecem, uma grande maioria já tem vacinação, mas podemos e entendo que é possível oportunizar os nossos eventos tradicionalistas”, destaca.

Além de representantes do movimento tradicionalista o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro, Waldir Kleber, que também integra o gabinete de crise do município, participou da reunião. “Tivemos uma manifestação do prefeito destacando a liberação de uma série de atividades ligadas ao meio tradicionalista. Podem ser feitas, desde que de acordo com as regras sanitárias. Apenas a dança não está liberada. Esta é a opinião também da secretaria ( de Indústria, Comércio e Turismo) e estou à disposição para o que for necessário ser feito”, diz Kleber.

O coordenador da 15ª Região Tradicionalista Edgar dos Santos também participou da reunião. Em sua fala ele destacou a elaboração de um protocolo sanitário que foi enviado aos patrões de CTG’s. “Há 15 dias enviei para as entidades e também para o prefeito solicitando a liberação dos eventos. Claro, seguindo os protocolos de saúde”, fala. Entre as medidas elaboradas no documento está a limitação de 150 pessoas por evento realizado pelas entidades.

Já em relação aos rodeios, de acordo com o coordenador eles não estão proibidos. Porém precisam seguir todas as regras sanitárias, de acordo com as medidas impostas pelo governo do Estado. “Tem um grande número de reclamações por não cumprirem as regras”, destaca.

Últimas Notícias

Destaques