Prefeitura de Maratá lança projeto para qualificar atendimento aos produtores rurais

Objetivo é melhorar prestação de serviços mecanizados a partir de parceria

Através do programa “Agricultura forte, crescimento para todos”, estabelecido pela lei municipal 2.071/2022, a Prefeitura de Maratá buscará agilizar os atendimentos dos protocolos realizados pelos produtores rurais do Município. O projeto será viabilizado a partir de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Maratá. A previsão é que, até dezembro de 2022, o Executivo repasse mensalmente ao sindicato cerca de R$ 20 mil para que a entidade subsidie parcialmente serviços mecanizados em pequenas propriedades rurais marataenses.

Através de termo de colaboração assinado entre a Prefeitura o STR, os produtores rurais podem solicitar ao sindicato serviços de lavração, gradeação, rotativa, silagem, encanteirador, plantadeira, colheitadeira, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, mini escavadeira, caminhão caçamba, trator esteira, entre outros. Conforme o programa, os recursos oriundos da Prefeitura pagarão 50% do valor da hora-máquina, enquanto que o agricultor arcará com a outra metade. Os pedidos de serviços poderão ser feitos a partir de segunda-feira, dia 13.

A lei que abrange o projeto também estabelece um limite de horas-máquinas a serem solicitadas pelo cidadão. Existem duas tabelas por serviço, uma para aqueles que possuem talão do produtor rural e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e outra para os que possuem talão do produtor rural e que não tenham a DAP ativa.

A Administração Municipal ressalta que a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) continuará atendendo aqueles serviços gratuitos já prestados, tais como acessos rurais e terraplanagens. Os trabalhos realizados pela secretaria municipal de Obras e Serviços também continuarão a ser realizados pelas equipes da Prefeitura. Além disso, o Município continuará com a política de empréstimo de implementos da Patrulha Agrícola, por meio de solicitações via protocolo, aos agricultores que possuem tratores.

Os cidadãos que realizaram protocolos na prefeitura até 31 de maio de 2022 solicitando serviços compreendidos no programa “Agricultura forte, crescimento para todos” serão atendidos pelas equipes da SMAMA, seguindo o cronograma de atendimento. Porém, os produtores rurais poderão optar por abrir um novo protocolo junto ao STR, caso queiram mais agilidade, devendo dar baixa no protocolo existente junto ao Município de Maratá. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas junto à SMAMA ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Foco em melhorar serviços resultou no programa
Conforme a prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider, o programa “Agricultura forte, crescimento para todos” é resultado do esforço de muitas pessoas que acreditaram na possibilidade de melhorar os serviços aos agricultores. “Acreditamos que este projeto inovador vai suprir a demanda que o Município não conseguia atender com o maquinário e pessoal existente. Por isso buscamos novas ideias e parcerias que visam ajudar a municipalidade, o STR e, principalmente, o produtor rural marataense”, destacou.
O presidente do STR de Maratá, Celso Kirsten, também se mostrou otimista com o programa e garantiu que a entidade será parceria para possibilitar o bom andamento e funcionamento do projeto.

Últimas Notícias

Destaques