A comunidade de Passo da Amora, em Montenegro, vivenciou um marco histórico na noite desta segunda-feira, 13, com a assinatura da ordem de início para a pavimentação de dois quilômetros da estrada que faz ligação com a Vendinha. A obra, uma antiga reivindicação dos moradores, será realizada pela empresa Renovare e conta com um investimento superior a R$ 3 milhões, provenientes de recursos próprios do município.
O prefeito Gustavo Zanatta, acompanhado do vice-prefeito Cristiano Braatz, esteve presente no evento e destacou a importância da realização desse projeto. “Essa é mais uma demanda histórica que estamos atendendo. Um sonho dessa comunidade, que talvez nem acreditasse mais, mas que agora é realidade”, afirmou Zanatta, enfatizando a relevância da obra para melhorar a infraestrutura da região.
O vice-prefeito Cristiano Braatz também se emocionou com o momento, especialmente por ser uma promessa que seu pai, o ex-vereador Roberto Braatz, havia defendido por anos. “É um momento de muita felicidade. Começar 2025 com essa notícia nos enche de muito orgulho. Para mim, é um dia espacial, pois meu pai sempre lutou por essa pavimentação”, relembrou Cristiano.
Conforme o vice-prefeito, num primeiro momento será feita a pavimentação de aproximadamente dois quilômetros da estrada, mas já está em processo de licitação para mais três quilômetros, que devem ser realizados até o fim deste ano. “Pretendemos, até o final do ano, fazer mais três quilômetros e, em 2026, concluir essa importante obra, que irá fazer a ligação com a comunidade da Vendinha, abrangendo outras localidades, diminuindo a distância dos moradores daquele lado da BR-386”, disse Braatz.
A pavimentação dos primeiros dois quilômetros, que está prevista para ser concluída em até seis meses, trará benefícios diretos para a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores de Passo da Amora e das localidades vizinhas, como Vendinha e Rua Nova.
Moradores celebram o início da obra
A assinatura da ordem de início também foi acompanhada de perto por representantes da comunidade. Cléo Giovane Gonçalves, proprietário do Salão Passo da Amora, destacou como a pavimentação beneficiará não só o seu estabelecimento, mas toda a região. “Esse asfalto vai beneficiar todo mundo, o pessoal que vai para Triunfo, a entrada e saída do município, e também as empresas da região. A comunidade cresce cada vez mais, e esse asfalto será muito importante para todos”, afirmou.
Ele também ressaltou que a melhoria trará impacto direto para os estudantes e trabalhadores da região. “Vai melhorar muito para o pessoal que vai para a escola, para o trabalho, para as indústrias e a agricultura. Será bom para todos”, completou. Cléo ainda relembrou as dificuldades enfrentadas pela comunidade em função da estrada não pavimentada. “Sem o asfalto, a gente enfrenta muita poeira e, no inverno, o barro. Isso causa muitos problemas, principalmente para os ônibus que não conseguem passar em dias de chuva”, explicou. Contudo, a expectativa é de que, com a pavimentação, esses desafios sejam superados, trazendo mais conforto e segurança para quem vive e trabalha na região. “A comunidade está muito feliz com essa obra, e agradecemos a administração por atender essa demanda tão importante”, conclui.