Prefeitos da região participam de mobilização contra extinção de Municípios

Movimento municipalista terá nova ação, desta vez em Brasília, na próxima semana

Prefeitos de algumas cidades do Vale do Caí marcaram presença do evento da “Mobilização Municipalista – A força dos prefeitos gaúchos” promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com apoio da Consultoria em Direito Público (CDP). O manifesto teve o objetivo de expor as principais demandas dos municípios e debater os impactos da Projeto de Emenda à Constituição (PEC) número 188/2019, que prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação inferior a 10% da receita total.

Camisetas de prefeitos levavam a mensagem “Mais distribuição de renda. Não à extinção dos municípios”. FOTO: Divulgação/Famurs

Conforme o levantamento da Famurs, dos 497 municípios gaúchos, 226 seriam extintos se a proposta do Governo Federal for aprovada sem mudanças. Para o prefeito de Maratá, Fernando Schrammel, a extinção dos Municípios com pequeno número de habitantes é um equívoco. “Desde a criação dos Municípios do interior a qualidade de vida da população aumentou, pois o serviço público está mais perto da população e é mais eficiente”, afirmou. “Não podemos deixar que os cidadãos tenham que buscar atendimento nos grandes centros urbanos, porque a vida deles acontece no interior”, reforçou Schrammel.

Além do chefe do Executivo de Maratá, também esteve presente no evento que ocorreu no início desta semana, nos dias 25 e 26, em Porto Alegre o prefeito de São José do Sul, Silvio Inácio de Souza Kremer. “Isso é uma questão muito preocupante, já que mais de 40% dos Municípios (no Brasil) poderiam ser extintos com a PEC do Pacto Federativo. Não vejo que o problema da crise de gestão sejam os pequenos Municípios”, comentou Silvio. Ele cita como exemplo o próprio Vale do Caí, onde Municípios menores têm demonstrando uma boa taxa de desenvolvimento
Silvio reforçou que além da PEC 188/2019, outros assuntos, como os atrasos de repasse à saúde por parte do Estado, foram abordados no encontro. Além disso, os representantes dos Executivos municipais foram convocados para participar no dia 3 de dezembro de manifestação municipalista no Congresso Federal, em Brasília. Os prefeitos de Barão, Harmonia e Salvador do Sul também se fizeram presentes no evento.

Últimas Notícias

Destaques