Prazo para tirar o título ou se regularizar junto à Justiça Eleitoral vai até 8 de maio

CHEFE do Cartório Eleitoral esclareceu dúvidas sobre as eleições 2024 no Estúdio Ibiá

O Ibiá conversou com Chefe do Cartório Eleitoral de Montenegro, Diego Bonato Coitinho, para buscar algumas informações sobre a eleição municipal deste ano. Montenegro é o município da região com o maior número de pessoas aptas a votar, com 48.521 eleitores. Os municípios que integram a 31ª Zona Eleitoral, que são Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul, possuem juntos 59.947 eleitores regularizados.

FOTO: O chefe do Cartório Eleitoral de Montenegro, Diego Bonato Coitinho, participou do Estúdio Ibiá na última quinta-feira, 18. CRÉDITO: Arquivo Ibiá

O prazo final para fazer o primeiro título de eleitor, transferir de cidade, trocar de zona eleitoral ou fazer qualquer alteração é o dia 8 de maio. Conforme Coitinho, depois dessa data só será possível emitir a segunda via do título de eleitor válido. O Cartório Eleitoral trabalha com agendamento, que pode ser feito através do WhatsApp do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelo número 51 2312-2015. O chefe do Cartório da 31ª Zona Eleitoral orienta o eleitor a não deixar para regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral no prazo final, pois a procura será maior. “Mesmo quem não conseguir fazer o agendamento pode vir até o Cartório Eleitoral que conseguirá ser atendido em pouco tempo, porque não há fila neste período de baixo movimento. Essa situação será diferente em maio, quando as pessoas não conseguirão mais agendar, porque estarão todas as posições lotadas, e a fila para atendimento pode chegar a duas ou até três horas”, enfatiza.

BIOMETRIA
Através do WhatsApp também é possível ter acesso a outros serviços. Segundo Coitinho, o eleitor que tem a biometria coletada e validada no Cartório Eleitoral pode fazer todo o atendimento pela internet. “Já quem não tem a biometria ou vai fazer o primeiro título pode encaminhar tudo pela internet e depois vir até o Cartório, em 30 dias, para coletar a biometria e finalizar o atendimento”, explica.

Em Montenegro, o chefe do Cartório da 31ª Zona Eleitoral esclarece que os eleitores que ainda não tem biometria ainda poderão votar nesta eleição. “Quem tiver com a biometria habilitada será usada no dia da eleição, já quem tiver feito o título antes, no período de pandemia, quando não tinha biometria coletada, será habilitado sem biometria, caso não faça a coleta das digitais até o dia 8 de maio”, avisa Cotinho.

Novos locais de votação podem ser criados
Ainda no ano passado o Cartório da 31ª Zona Eleitoral iniciou os trabalhos para a eleição municipal de 2024, com a busca de locais para a diplomação dos candidatos eleitos e treinamento dos mesários. “São etapas que ainda não estão intensificadas, mas quando passar maio, quando teremos a definição de quantos eleitores teremos e quantas sessões eleitorais serão instaladas, então as atividades serão incrementadas”, destaca Coitinho.

Hoje não há necessidade de readequação dos atuais locais de votação, mas há a possibilidade da criação de novas sessões e locais. Coitinho explica que algumas escolas já possuem muitos eleitores e não há mais a possibilidade de criação de novas sessões em razão da limitação de espaço, como no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente. “No Polivalente existem 10 sessões e não possui mais salas para ampliação. Então, os novos eleitores daquela região serão remanejados para locais próximos ou o Cartório terá que abrir um novo local de votação próximo”, diz.

Últimas Notícias

Destaques