Praça Rui Barbosa recebe decoração de Páscoa

EMPRESAS ainda podem contribuir com o embelezamento do local através da aquisição de cotas

A decoração de Páscoa na Praça Rui Barbosa, em Montenegro, foi inaugurada na tarde dessa quinta-feira, dia 16, por membros da Associação Montenegrina de Artistas (Amarti) e da Casa do Artesão. Até segunda-feira, dia 20, empresas locais ainda podem contribuir para o embelezamento do local através da aquisição de cotas.

A iniciativa faz parte de um projeto que, além de embelezar o local no período pascal, irá promover ações alusivas aos 150 anos da cidade. Integrantes das entidades receberam o prefeito Gustavo Zanatta, que esteve acompanhado pelo vice, Cristiano Braatz, e pelos diretores de Cultura, Priscila Nunes, e Turismo, Jaime Büttenbender.

A decoração foi planejada e executada pelos artistas locais. Parte dela permanecerá na Praça depois dos festejos. No local, os visitantes encontram a casa do coelho, o próprio símbolo orelhudo em diversos tamanhos, flores, espaço para selfie e, não poderia faltar, uma pintura da artista Rejane Rammé, simbolizado a imagem de Jesus Cristo.

Uma bergamoteira seca foi colocada no local, pela Administração Municipal, para se tornar uma Osterbaum, mantendo a tradição dos imigrantes alemães na cidade. Lisa Borchardt, integrante da Amarti, convida a comunidade a apreciar a decoração e levar um enfeite para ser colocado na Osterbaum.

Cenário para belas fotos não falta

O prefeito aproveitou a oportunidade para fazer fotos e apreciar o trabalho dos artistas. Além disso, para a decoração da Páscoa do ano que vem, Zannata prometeu mais apoio ao grupo. “A gente tem que valorizar aquilo que acontece na nossa cidade. Aquilo que dá certo a gente sempre pensa em potencializar”, falou o gestor.

Lisa e o presidente da Amarti, Júlio Correia, destacam que a comunidade pode contribuir para tornar a decoração deste ano ainda mais bonita. O projeto pode receber apoio financeiro em cotas de R$ 250,00 por empresas da cidade numa ação coletiva (exceto indústrias ou distribuidoras de bebidas alcoólicas).

Como contrapartida ao investimento, os apoiadores serão mencionadas, semanalmente, entre meados de março, abril e maio, em publicações em redes sociais da Amarti e terão suas logo em exposição visual em um banner coletivo. “Convidamos as empresas para abraçar e fazer com que isso cresça”, diz Lisa, articuladora do projeto “Eu Amo Páscoa em Montenegro”.

A bicicleta e a casinha do coelho serão aproveitadas para outras festividades, como os 150 anos de Montenegro

Valorização dos artistas locais e atração turística
Através do projeto “Eu Amo Páscoa em Montenegro”, a Amarti busca a valorização dos artistas e artesãos locais. “São produtos feitos com carinho pela nossa gente, para a nossa gente”, diz Lisa Borchardt. A citricultura também recebe destaque na iniciativa da Associação, além da Osterbaum (bergamoteira), as cores dos citros aparecem em grande parte da decoração. “O projeto mistura os símbolos da Páscoa, ovos, cenouras e citros. Laranjas e bergamotas não podem faltar junto com nossos coelhos”, brinca Lisa.

Jaime Büttenbender, diretor de Turismo, afirma que além de valorizar os talentos montenegrinos, o projeto também atrai olhares de moradores de municípios vizinhos. “É uma forma de fomentar o turismo e a economia na cidade. Está muito bonito, vale a pena vir conferir”, avalia o diretor.

Outras informações sobre o projeto podem ser solicitas através da página da Amarti no Facebook ou pelo telefone 51 9 9905 1906.

Últimas Notícias

Destaques