Praça dos Ferroviários terá câmera para diminuir a baderna

Segurança. Objetivos são a identificação de pessoas e aplicação de multas de trânsito

Um problema recorrente enfrentado por moradores dos arredores da Praça dos Ferroviários, no Centro de Montenegro, nas noites e madrugadas do final de semana, deve ser amenizado em breve. O local, palco de badernas, brigas, som alto, consumo de álcool e drogas, inclusive por menores de idade, vai receber uma câmera de videomonitoramento. A ideia é que o equipamento, além de registrar as imagens, também possibilite a autuação de infrações de trânsito. Existe uma resolução do Detran/RS autorizando isso. Para tanto, basta ser colocado um aviso onde o aparelho for instalado.

A intenção da Prefeitura, de instalar a câmera no espaço público foi aunciada pelo chefe da Guarda Municipal, Humberto Mincks, durante reunião na Câmara de Vereadores. Segundo ele, já foi realizada uma vistoria para analisar qual a melhor posição para a instalação.

Depois da “festa”, sobram lixo espalhado e garrafas espalhadas pelo local

O secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Iber Augusto Giordano, afirma que a medida é importante para identificar as pessoas responsáveis pelos atos. Assim, mesmo se a Brigada não estiver no local na hora do ocorrido, elas poderão ser responsabilizadas. “A partir do momento que tiver câmera, proibição de estacionamento em determinados lugares (para evitar carros com som alto) e aplicação de multas vai perder a motivação de estar ali”, projeta.

O vereador Talis Ferreira (PR), proponente da reunião, realizada na segunda-feira, 29, concorda. “No momento em que for colocada uma câmera ali, já intimida”, frisa. O parlamentar também ressalta a importância de as pessoas irem até a Delegacia para registrarem os fatos, pois isso ajuda a formar um levantamento dos dados.

“A BM vai lá, toma providências, e ninguém quer fazer o registro da ocorrência. Quem está com o som alto, o desliga, não tem como constatar a perturbação. A Brigada atende a ocorrência, faz seu encerramento e vai embora”, explica Mincks.

O gestor da Guarda Municipal deu exemplos de situações rotineiras. No dia 3 de março, a Brigada foi até a Praça dos Ferroviários após ser acionada, fez abordagens, identificou pessoas que estariam fazendo algazarra. Posteriormente, os responsáveis por fazer a queixa não compareceram à Delegacia de Polícia para registrar o caso. A mesma situação foi constatada dias 10, 18, 20 e 22.

Fatos recorrentes no local nos finais de semana
As confusões nas proximidades da Praça dos Ferroviários vêm ocorrendo com frequência pelo menos desde 2018. Inclusive, está entre as principais pautas do GGIM e vem sendo notícia nas páginas do Ibiá. Entre as ações para tentar solucionar a questão, está o aumento das rondas e abordagens durante as madrugadas.

Últimas Notícias

Destaques