EMISSÃO de novas carteiras foi retomada, mas com número menor de senhas
Desde o final de abril estava suspensa a confecção de novas carteiras de identidade em Montenegro. Apenas era efetuada a retirada de documentos já prontos. Entretanto, na última sexta-feira, 21, o serviço foi retomado, agora em novo local, no prédio da nova Prefeitura, na Ramiro Barcelos, 2993.
O Posto de Identificação funcionou desde 2021 no prédio junto a 1ª Delegacia de Polícia, na Rua José Luiz, ao lado do posto de saúde. Deixou o local para que o prédio fosse reformado e ampliado, visando sediar também a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Foi visto então um novo espaço na Estação da Cultura. Entretanto, com as peças do Museu Histórico sendo transferidas para a Estação, o Posto de Identificação foi transferido provisoriamente para uma sala junto ao estacionamento da nova Prefeitura, entre 8h da manhã e 13h. Muitas pessoas chegam cedo para garantir a senha, pois são disponibilizados apenas 18 atendimentos ao dia.
Agora se estuda a possibilidade do retorno para a antiga Delegacia. É que devido à grande enchente de maio, que causou muitos estragos em equipamentos, móveis e inquéritos, para não correr riscos a 1ª DP e a DPPA vão continuar na Central de Polícia localizada na Avenida Júlio Renner (Via II), do bairro Timbaúva. E o Posto de Identificação poderá ocupar um espaço maior da Delegacia antiga, inclusive podendo ser aproveitadas salas de cartórios e banheiros, oferecendo mais conforto para os usuários. Outros espaços estão sendo estudados, como no antigo PAM (Pronto Atendimento Médico), junto ao prédio do INSS e ao lado do Sine, na rua Olavo Bilac, do centro.
De acordo com a secretária municipal de Administração, Ingrid Lerch, a Prefeitura resolveu oferecer um espaço em sua própria sede, até que o Estado providencie uma alternativa. “Também cedemos um estagiário para auxiliar nos trabalhos”, destaca. Um perito do Estado coordena os trabalhos. “Está sendo finalizado o convênio com o Estado. O município tem feito a sua parte”, ressalta Cristiano, sobre o esforço para que os montenegrinos não precisem se deslocar para outras cidades em busca do serviço. “É um órgão do Estado, que o município busca auxiliar para que seja mantido”, completa. No momento em que os montenegrinos passaram a ter de ir a outras cidades para obter seus documentos, entendemos que devíamos colaborar com o Estado em mais esta demanda, beneficiando a comunidade”, ressalta o prefeito Gustavo Zanatta.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) garante que o serviço não foi interrompido, tendo ficado um tempo sem os atendimentos por causa das enchentes, atrasando a instalação da rede para a retomada dos atendimentos.
Existe também a busca por ampliação do atendimento, com duas máquinas e mais servidores, o que triplicaria o número de emissões. Foi solicitado que os agendamentos possam ser feitos pela internet, para que as pessoas não precisem esperar e madrugar na fila.