Bom Jardim Baixo. Estrutura de madeira não é adequada para fluxo de veículos pesados
O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 16, na comunidade de Bom Jardim Baixo, interior de Montenegro. A bordo do coletivo estavam cinco estudantes e o motorista, que não sofreram ferimentos. O pontilhão de madeira na Estrada Recanto dos Carvalhos é uma reivindicação antiga devido ao seu estado precário. Inclusive, recentemente teria recebido manutenção
A via faz ligação com as localidades de Serra Velha e de Sobrado; e acesso ao município de Brochier. Muito além do transporte escolar, agora feito com microônibus, a estrada é passagem de caminhões que escoam a produção agrícola. Prevendo que algo assim pudesse acontecer, os moradores já fizeram inúmeras queixas à Prefeitura e vereadores. “Não só a ponte, mas também as estradas… são horríveis”, declarou Viéli Andrei Ávila.
Ele apontou que o problema estava nas madeiras da plataforma (pranchas). Mas recorda que há cerca de seis meses essas, que quebraram ontem, haviam sido colocadas em substituição às anteriores. Todavia, Ávila acredita que o material não é de boa qualidade, tampouco apropriado para o fluxo local. Ávila reitera o estado da estrada geral, que a partir da ERS-411 passa pela escola e o salão comunitário da comunidade. O rapaz de 20 anos cursa Técnico em Química noturno no Centro da cidade, e precisa sair de casa 20 minutos antes do normal, pois este é o tempo extra para percorrer cinco quilômetros até a rodovia. “É só primeira e segunda no carro. Não tem como andar em outra marcha”.
Em resposta ao Ibiá, a Prefeitura se preocupou, primeiramente, em observar que a ponte não desabou, mas teve algumas madeiras danificadas, em virtude das condições climáticas. A chuva, iniciada apenas ontem, também foi justificativa para não haver substituição das tábuas. “Contudo, o local foi sinalizado e, até a intervenção de reparo, fica interditado”. Também ressaltou que “se deslocou até o ponto atingido onde promoveu a retirada do veículo”, e agora coordena a reposição dos materiais. Prometeu ainda, mas sem prazo, realizar intervenções, de remodelamento e limpeza, de toda a região da localidade de Bom Jardim. E finalizou a nota dizendo que veio à público para afastar qualquer “especulação midiática”.
Casos com pontilhões de madeira
Dentro da pauta do péssimo estado de conservação das estradas do interior estão as pontes. Na postagem feita pela moradora Maria Ávila um dos comentários observou justamente o fato do Município ainda manter este tipo de estrutura na área rural. Algo que pôde ser observador na Costa da Serra, quando em 22 de março o Ibiá publicou a respeito da ponte na Estrada da Servidão. A estrutura estava desabando e veículos pesados não passavam. Após a denúncia, provocada por moradores isolados, a ponte foi consertada no dia 25. A mesma situação é verificada na Estrada Morro Montenegro, conforme reportagem do dia 5 de março. Todavia, ali nada foi feito pela Prefeitura.