O segundo ano da atual legislatura foi marcado por debates que mobilizaram a comunidade. Votações de projetos polêmicos colocaram a Câmara de Vereadores de Montenegro em evidência durante 2022. Também houve avanços de demandas históricas, como a construção das rótulas da RSC-287, que saiu do papel após articulação política entre o Executivo Municipal e o Estado. As eleições gerais foram foco durante este ano, com destaque para o embate entre o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o atual mandatário, Jair Bolsonaro.
Janeiro
Dia 5 – O ano iniciou com mudanças no secretariado do governo Zanatta. Fabrício Coitinho deixou a secretaria de Gestão e Planejamento para se dedicar a sua empresa de consultoria. No seu lugar assumiu Rafael Cruz, que ocupava a posição de diretor de Captação de Recursos.
Dia 6 – Gustavo Zanatta avaliou o primeiro ano à frente da Administração Municipal em entrevista ao programa Estúdio Ibiá. O prefeito defendeu que inverteu a lógica de gestões anteriores, fazendo bastante no ano inicial sem deixar as ações para o fim do mandato. Por outro lado, reconheceu que ainda havia muito no que avançar, especialmente diante de problemas de infraestrutura.
Dia 18 – Rodrigo Streb é nomeado como o novo secretário de Saúde de Montenegro. Ele assumiu no lugar de Cristina Reinheimer.
Dia 31 – Waldir João Kleber deixa o cargo de secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Governo Zanatta.
Fevereiro
Dia 3 – O presidente da Câmara de Vereadores, Talis Ferreira, assume, por alguns dias, o cargo de prefeito. O vice, Cristiano Braatz, testou positivo para Covid-19 e o titular, Gustavo Zanatta, estava de férias.
Dia 4 – Fabrícia de Souza se torna a primeira vereadora negra a tomar posse em Montenegro. Ela assumiu como suplente do Progressistas, no lugar de Talis Ferreira, que estava ocupando o cargo de prefeito.
Dia 7 – O vice-prefeito, Cristiano Braatz, assume como secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A pasta vinha sendo comandada, interinamente, pela chefe do setor de Microcrédito, Jenifer Almeida.
Dia 8 – O prefeito Gustavo Zanatta retira da Câmara o projeto que abria crédito especial para aquisição do Parque Tio Manduca. A compra do Parque Tio Manduca era avaliada em R$ 1,5 milhão; com objetivo de transformar o local num novo espaço oficial para rodeios e demais eventos tradicionalistas. Porém, desde o seu anúncio, enfrentou críticas, especialmente quanto ao preço e o fato de o local ser inundável pelas enchentes do Rio Caí.
Março
21 – A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) publica edital de licitação para a construção de rótulas no trecho urbano da RSC-287, em Montenegro. A execução da obra pelo Estado foi possível após articulação política realizada pela Administração Municipal, liderada pelo prefeito Gustavo Zanatta e o vice Cristiano Braatz; com trabalho do gerente de Contratos e Convênios, Sílvio Kaél, e do secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz.
Abril
13 – O presidente da Câmara de Vereadores, Talis Ferreira, comunicou a retirada do projeto de lei que, dentre outras alterações no Plano de Carreira do Legislativo, criava novos cargos de “assessor de gabinete” para os vereadores. A proposta tinha criado polêmica e vinha recebendo muitas críticas da comunidade em razão de criar dez novos cargos em comissão (CC’s) de “assessores de gabinete”, com salário proposto de R$ 4.217,47 mensais.
Maio
26 – Câmara de Vereadores aprova o projeto de lei complementar do Executivo que fez a desvinculação dos níveis do plano de carreira dos professores municipais. A medida, criticada por educadores como desvalorização e achatamento da carreira, foi posta pelo Governo Zanatta como alternativa para atender a lei do piso nacional do magistério sem infringir os limites de gastos com pessoal da lei de responsabilidade fiscal. Professores lotaram o plenário e o saguão da Câmara para acompanhar a sessão e protestaram após a aprovação do projeto.
Junho
12 – O vereador Paulo Azeredo (PDT) anuncia seu nome como pré-candidato ao cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito através de uma live no Facebook.
Julho
4 – Vereador Talis Ferreira é anunciado como pré-candidato a deputado estadual pelo Progressistas. O evento, realizado no Clube Sargentão, reuniu membros do partido, dirigentes locais, representantes de cidades vizinhas.
24 – Pedro José da Silva, o Mc Pedrão, lança sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PSOL, em evento realizado na sede estadual do partido, em Porto Alegre.
26 – Vereadora Camila Carolina de Oliveira, do Republicanos, lança sua candidatura a deputada estadual em jantar que ocorreu no restaurante do Clube do Comércio, com a presença de familiares e apoiadores.
28 – O Patriota oficializa o lançamento de quatro nomes de Montenegro para concorrer a cargos nas eleições de 2022. Adairto da Rosa, o Chacall, e Ana Maria Antunes concorreram a deputado estadual. Ester Meneguzzi Markus e Maria Izabel Garcia disputaram o cargo de deputado federal.
29 – O vereador Paulo Azeredo (PDT) encaminhou ofício ao diretório estadual do PDT retirando a sua pretensão de concorrer a governador do Estado. Azeredo solicitou que, no lugar de governador, fosse inscrito para concorrer a deputado estadual.
Agosto
1 – PSB anuncia a montenegrina Josi Paz como vice-governadora na chapa encabeçada por Vicente Bogo.
17 – Montenegro recebe a visita do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior. Ele participou de um encontro organizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços Montenegro/Pareci Novo. Ele fez um balanço dos avanços do Estado nos últimos quatros anos.
Outubro
2 – Brasileiros foram às urnas para escolher seus candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Montenegro teve 7 candidatos a deputado estadual e duas para a Câmara Federal. Nenhum deles conseguiu se eleger.
A disputa ao governo do Estado e presidência da República foi para o segundo turno. Para governador, a decisão ficou entre Eduardo Leite (PSDB) e Onix Lorenzoni (PL). Já para presidente da República, os candidatos mais votados foram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
5 – Rodrigo Streb deixa o cargo de secretário municipal de Saúde de Montenegro. Ele alegou que pediu demissão após uma discussão com outros membros do alto escalão do governo, que o teriam acusado de assinar um documento que retiraria do Hospital Montenegro 100% SUS (HM) uma referência.
20 – Câmara de Vereadores de Montenegro aprova abertura de processo de cassação de mandato da vereadora Camila Oliveira (Republicanos) com base em conteúdo publicado nas redes sociais da parlamentar. O pedido foi protocolado pelo PDT, que alegou que a vereadora teria usado palavras que proferem discurso de ódio e pejorativas; rotulando de forma grosseira, machista e preconceituosa as mulheres. Outro argumento utilizado foi o descumprimento da Resolução de Mesa nº 7, de 06 de julho de 2022, que estabelece que é expressamente vedado aos agentes públicos da Câmara de Vereadores de Montenegro a utilização da estrutura da casa legislativa para a filmagem de propaganda política eleitoral.
30 – Com 57,12% dos votos, Eduardo Leite vence a disputa do governo do Rio Grande do Sul, se tornando o primeiro governador a ser reeleito no Estado. Para presidente da República, o vencedor foi Luiz Inácio Lula da Silva, que fez 50,90% dos votos.
Dezembro
1 – Vereador Felipe Kinn (MDB) é eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro para o ano de 2023. A eleição teve chapa única. Sérgio Souza (PSB) ficou como vice-presidente, Talis Ferreira (PP) primeiro secretário e Ana Paula Machado (PTB), segunda secretária.
13 – Luis Fernando Ferreira deixa o cargo de secretário de Habitação e Desenvolvimento Social do governo Zanatta. Ele foi substituído, interinamente, pelo advogado José Vitor Cardoso, que ocupava o cargo de assessor especial da pasta.