Um público de mais de 80 pessoas compareceu na terça-feira, dia 03, no salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Montenegro, para o primeiro encontro preparatório dos Grupos Organizados do Lar (Gols) do município. O objetivo, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Everaldo Vinício da Silva, foi propor uma reflexão sobre os caminhos a serem seguidos daqui para frente pelos 14 grupos locais, que em novembro planejarão as suas atividades de 2024.
Como forma de motivar o grupo, a educadora Vanessa Pazza palestrou sobre o tema “Nós Podemos Mais”, estimulando as participantes sobre a importância de espaços de discussão coletivos, com vistas a debater necessidades, propor alternativas e reivindicar direitos. “Os grupos de mulheres devem ser esse local de acolhida e, portanto, seguros e livres de julgamentos”, salientou.
Em seguida a extensionista da Emater/RS-Ascar Joice Marmentini realizou bate-papo sobre saúde mental das mulheres rurais e a importância do protagonismo. Ela salientou o papel da mulher na sociedade, quais os cuidados necessários e também o valor dos grupos nesse contexto.
Parceiros das ações estiveram no evento
Ainda como parte da atividade, as participantes puderam conhecer mais das entidades parceiras da Emater/RS-Ascar e quais os trabalhos desenvolvidos e que dialogam com as demandas dos Gol’s, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Pastoral da Saúde, secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, campus da Unisc em Montenegro, Casa do Artesão, da Brigada Militar e da Cooperativa Sicredi, entre outras.
Entre as autoridades, estiveram presentes o supervisor da Emater/RS-Ascar, Fábio Encarnação, e o secretário de Desenvolvimento Rural de Montenegro, Ernesto Kasper. Também apoiaram a ação os extensionistas Elisangela Teixeira, Luisa Leupolt Campos, Leonida Krein e Valmir Michels.