O domingo foi dia de valorizar a cultura e o amor à tradição gaúcha na localidade de Potreiro Grande, interior de Montenegro, onde fica o CTG Alma Estradeira. Às
9h30, uma cavalgada com cerca de 100 pessoas partiu da Timbaúva até a sede da instituição. Ali, além de churrasco, houve disputas de laço.
O domador de cavalos Fábio Malaquias não cabia em si após conhecer os nomes dos vencedores da Força C do certame. De cima de seu cavalo e com um largo sorriso, ele corria por todos os lados espalhando a boa-nova. “Meu filho ganhou, meu filho ganhou”, gritava.
Júnior Malaquias, 13 anos, um dos vencedores na categoria, também se mostrava orgulhoso de ter vencido. “Eu não me interesso por futebol, nem jogar direito eu sei. Gosto é de laçar”, disse. O pai também atesta o talento do filho no adestramento de cavalos. “Ele já tem duas ‘domas’ nas costas. Tenho certeza de que vai ser o primeiro de muitos títulos.” Fábio acredita, ainda, contar com mais futuros campões em casa: Renan, 10, presente no evento de domingo, e Davi, de apenas quatro, que ficou em casa por causa do frio.
O gerente da Agropecuária Timbaúva, responsável pela cavalgada, Leonardo Lamana, ressalta o objetivo do encontro. “A ideia principal é prestigiar e interagir com o pessoal que gosta do cavalo. Fortalecer a parceria, a amizade e a união.”
O patrão do CTG, Paulo Cabral, assumiu o posto em maio. Atualmente, a principal meta é concluir a construção de um espaço 90 metros quadrados, onde serão distribuídos cozinha, churrasqueira, secretaria e dois banheiros.