Pesqueiro enalteceu a tradição na Festa Campeira

Orgulho em ser gaúcho. Evento organizado por lideranças da comunidade teve cavalgada, missa e reunião dançante

Mesmo sob a chuva que caía na manhã de ontem, 23, a comunidade de Pesqueiro, em Montenegro, realizou a segunda edição da Festa Campeira. O evento iniciou com uma cavalgada pela estrada principal da localidade até a Capela Nossa Senhora da Conceição.

Também ocorreu uma missa especial para a festa, com a presença dos cavalarianos que levam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Após a celebração religiosa, o narrador de rodeios Jonas Amandio deixou uma mensagem sobre o tradicionalismo gaúcho.

“Um povo que tanto lutou por liberdade não pode deixar escondido o orgulho de ser Gaúcho”, destacou Amandio. O narrador ainda afirmou que ser gaúcho não é somente durante a Semana Farroupilha, mas diariamente. Após as palavras de Amandio, os participantes seguiram ao salão que fica ao lado da capela.

Moradores do Pesqueiro preparam um churrasco acompanhado com diversas saladas. Segundo Gabriele de Carvalho dos Santos, que faz parte da organização dos eventos da comunidade, desde o ano passado uma nova equipe está promovendo eventos na localidade.

“Fizemos a Festa Campeira para as comemorações da Semana Farroupilha. Antes tinha apenas um evento e agora contamos com a festa junina e também com a comemoração da padroeira Nossa Senhora”, conta.

De acordo com Gabriele, os moradores sempre estão envolvidos com o tradicionalismo gaúcho e isso também foi um dos motivos para a criação deste tipo de festa. “A comunidade participa bastante e todos colaboram com o que podem, seja na organização ou até mesmo na compra de rifas ou doação de alguma coisa”, aponta.

O evento ainda foi animado pela banda Timbre Gaúcho, que fez os participantes arrastarem o pé com músicas tradicionalistas durante a reunião dançante realizada à tarde. Vários brindes também foram sorteados durante a programação.

Últimas Notícias

Destaques