Bela Vista na Série Bronze do Estadual de Futsal
Campeão do Campeonato Citadino de Futsal de Porto Alegre no mês de novembro, o Bela Vista deve disputar a Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal em 2023. A vaga no estadual foi carimbada com a ótima campanha no Citadino, em que o time montenegrino teve 100% de aproveitamento. Para a próxima temporada, o Bela Vista busca apoiadores para custear as despesas da Série Bronze, e deve fortalecer o elenco para chegar longe na competição estadual.
Palácio Rio Branco
Aniversariante de setembro e 50 anos mais jovem do que o Município, a sede da Prefeitura Municipal deverá passar por uma restauração. Os munícipes esperam ter orgulho do local histórico, vendo recuperados aspectos de arquitetura de época. Havia expectativa que as obras iniciassem este ano, mas antes o governo precisa mudar para o prédio da antiga Ki-Pão, alugado na rua Ramiro Barcelos.
Pedestres na RSC-287
As conquistas das tão esperadas rótulas de acesso pela RSC-287, atendendo perspectiva publicada pela Ibiá em 2021, elevou a régua da competência e da credibilidade do governo municipal. Para o próximo ano, a população, em especial do bairro Panorama, espera pela implantação de equipamentos de segurança aos pedestres.
Melhorias no Cais
O projeto de restauração do Cais ficou para 2023, após várias tentativas de licitação. A expectativa em torno da possibilidade de contratação em parceria com a Caixa Econômica Federal é grande e espera-se que haja avanços significativos nesse sentido esse ano.
Entrega da Emei Gente Miúda
A ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda está concluída. Faltam os últimos ajustes e a previsão é de que a Emei possa receber os novos alunos já em março.
Expectativa na política Federal e Estadual
Na política, as principais perspectivas ficam centradas nos âmbitos Federal e Estadual. No Planalto Central, o presidente Lula (PT) afirmou que os esforços do seu primeiro ano de governo serão voltados, principalmente, para diminuir a desigualdade social e a fome no País. Já no governo do Estado, o governador reeleito, Eduardo Leite (PSDB), disse em seu discurso de posse que o foco de sua gestão será a Educação.
Muitas festas
2023 promete ser um ano de muitas festas nas cidades da região. Em abril, entre os dias 13 e 16 de abril, Brochier sediará mais uma edição da Expofesta – que terá como grande atração show de Maiara e Maraisa no último dia de festa. Entre 29 de setembro e 8 de outubro, Pareci Novo realizará a 8ª Citrusflor. No mês de outubro, a festa acontece em Maratá com a Oktoberfest. Antes, em 18 de março, acontece o Baile de Escolha das Soberanas.
Projeto de contenção das cheias do Rio Caí
O projeto, relevante para toda a região, não tem tido avanço e parece ter sido abandonado por lideranças locais.
Centro Administrativo
Em frente ao Rio Branco está outro espaço histórico, antiga cadeia e Câmara de Vereadores, que hoje abriga a Secretaria de Obras. A situação precária, que inclusive mandou a Procuradoria para outro endereço alugado, evidencia a necessidade de também restaurar aquele prédio. Assim, em 2023 deve retornar ao debate a construção de um Centro Administrativo que reúna todas as pastas e serviços.
Base forte na cidade
Um dos objetivos da Diretoria de Desporto na atual gestão é fortalecer o esporte em Montenegro desde as categorias de base, independente da modalidade. Seja no futebol, no voleibol, no atletismo ou nas artes marciais, a pasta tem buscado oferecer oportunidades para os jovens talentos da cidade se desenvolverem. Em 2023, não será diferente, e a expectativa é que várias competições sejam voltadas à garotada ao longo do ano.
Centro Obstétrico Regional
Após a ampliação do Pronto-Socorro Regional, o projeto da direção do HM 100% SUS e da Oase é a instalação de um Centro Obstétrico e de Parto Natural. O Hospital tem R$200.000,00 guardados para este projeto e firmou convênio com o Estado pelo Programa Avançar na Saúde.
Melhor estrutura na segurança
Um dos grandes objetivos da Polícia Civil é concluir as reformas nos prédios da 1ª Delegacia de Polícia e também na antiga sede do IPE, onde será instalada a Delegacia Regional. No quartel dos Bombeiros, a expectativa é pelo cercamento da unidade e pelas reformas no telhado. Além disso, o cercamento eletrônico, com instalação de câmeras de segurança, também está entre as metas para 2023. Ainda em janeiro, a corporação quer instalar o semáforo para melhorar a segurança no acesso ao quartel em casos de emergência, algo que estava previsto para 2022, mas que acabou ficando pendente.
Mais integração da Brigada com a comunidade e poderes
A Brigada Militar, através do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí, espera “reduzir os índices de criminalidade e contribuir para a maior integração da Brigada Militar com os poderes constituídos, outros órgãos da segurança pública, da administração pública, imprensa e comunidade”, conforme destaca o comandante da instituição, tenente-coronel Paulo Rogério Alberti .
Avanços na Transcitrus
O anúncio de verbas feito em 2021 pelo então ministro do Turismo Gilson Machado Neto durante visita ao Vale do Caí ficou só na promessa. Assim, obras da rodovia que liga o Vale do Caí ao Vale do Taquari por estradas do interior pouco avançou na região.
150 anos de Montenegro e Parque Centenário
Uma grande festa é esperada, com atrações locais valorizadas e artistas nacionais convidados. A perspectiva em torno dos 150 anos está alinhada com a conclusão da prometida reforma do Parque Centenário, dando mais beleza ao espaço, mas, sobretudo, mais estrutura e segurança.
Emei Centenário
As famílias dos bairros Centenário, Rui Barbosa e são João esperam que em janeiro a Escola de Educação Infantil recebe seus primeiros alunos. A obra se arrasta há mais de dois anos.
Coleta de lixo
A comunidade espera que em 2023 a Administração Municipal seja capaz de elaborar licitação para uma contratação definitiva, e não temporária, de empresa para coleta de lixo. Em torno de tema estão ainda questões como um aterro sanitário para a cidade.
Água no Bom jardim
Seria de grande valia se ainda durante o Verão o segundo poço cavado na comunidade de Bom Jardim fosse colocado em funcionamento. A solução desta demanda é simples. E novamente a régua subiu, após o problema grave que há anos afetava os moradores do Faxinal ter sido resolvido.
Reabertura do teatro Roberto Atayde Cardona
Fechado desde 2016, há grande expectativa em torno da possibilidade de reabertura do teatro Roberto Atayde Cardona. Embora o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) do Centro Cultural tenha sido aprovado pelos Bombeiros Militares, o espaço ainda não está liberado para uso porque há necessidade de reformas estruturais e necessidade de acessibilidade frontal, entre outras pendências.
Reforma do Museu Histórico Municipal
Com o projeto em fase de orçamento, a esperança da reforma do Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüler ficou para este ano. Somente após o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) é que será será possível abrir a licitação para a recuperação do prédio.
Obras do Parque Centenário
Prometidas para os 150 anos de Montenegro, as obras de reforma do Parque Centenário avançam em passos lentos. A expectativa, no entanto, é de que a maioria dos 15 projetos anunciados para o espaço seja entregue ainda este ano.