A noite desta segunda-feira, dia 14, foi de reivindicações, aprendizado e improviso na Semana do Hip Hop. Moradores da Vila Esperança e do bairro Senai, ao lado de artista do Rap se encontraram em Roda de Conversa “políticas públicas para a periferia”.
Com as cadeiras colocadas na quadra poliesportiva, apresentaram ao representante da Administração Municipal, diretor de Turismo Jaime Buttenbender, questões que partem da estrutura do ginásio até apoio para a busca de financiamento para projetos socioculturais.
O ativista cultural MC Tony, integrante do Núcleo Senai e coordenador da Casa de Cultura Senai, fez uma fala ressaltando as oficinas idealizadas em três anos de atividades: Slam, dança de rua, teatro e, a partir da próxima semana, de Carnaval. Um trabalho com apoio voluntário, mas que não recebe devido incentivo e visibilidade do Poder Público.
A começar pela estrutura do ginásio, construído pela Estado através do Programa de Prevenção à Violência (PPV) e repassado ao Município, que hoje tem um palco inacabado, banheiros sem condições e até as caixas d’água estão contaminadas, a ponto de não ser potável.
Os moradores pediram ainda rampa de acesso para cadeirantes no meio-fio em frente a quadra e uma faixa para travessia de pedestre nas proximidades com a Escola Esperança. “Há algumas coisas, na moral, que é só agilidade”, declarou MC Tony.
Representantes do Coletivo Slam Montenegro questionaram a respeito de incentivo, tanto para realização de eventos da Cultura Hip Hop na cidade, quanto para participarem levando o nome de Montenegro em outros locais do Brasil. Buttenbender alertou os jovens para ficarem atentos aos diversos editais ao setor publicados pelo Estado e a União.
E foi neste sentido burocrático que os jovens pediram apoio. O diretor de Turismo vai levar as manifestações e necessidades as demais pastas do Município. A noite terminou com batalha de rapper’s com o melhor do improviso, além de composições próprias, deste elemento da Cultura Hip Hop.
Programação da Semana do Hip Hop
15/11 – Terça-feira
Local: Estação da Cultura
Horário: 14 às 22 horas
Evento: Shows de Rap: Guerreiros da Perifa, MC Tony a Trajetória, DJ JR VP, Henry, MC Bk, Espelho da Periferia, Poetas do Gueto, Igg Clay, Fernandinho Poeta e Mc Pedrão. Atrações regionais: Veron, Duda Fita de Favela, Dano de Rua, Ato Concreto, Ong Vida Breve, Ativista S.A., DJ TH, Galo Cinzento, DuGangstar, Preto Speed, BFN, Rapper Dreice, Chapa Halls, Mano Norton e Função Atual. Entrega do Prêmio Acredit Produções.
16/11 – Quarta-feira
Local: Biblioteca Pública Municipal
Horário: 10 horas
Evento: Grafite no muro da Biblioteca – tema ‘Educação, Arte e Livros’
Evento: Projeto Hip Hop Além dos Palcos: ‘Falando de Hip Hop: história em Montenegro e no Brasil, a transformação social através da arte e da educação’
-15h às 16h: Escola Pedro João Müller
-19h30min às 20h30min: Escola AJ Renner