De três peritos, somente um retornou ao atendimento presencial
Depois de mais de sete meses sem perícia médica na agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Montenegro, nessa terça-feira, 3, o atendimento presencial foi retomado normalmente. Segundo a assessoria de imprensa do INSS RS, o perito médico da unidade do município estava afastado por motivo de saúde desde a liberação do retorno das atividades, ainda em setembro.
Na agência de Montenegro, são lotados ao todo três médicos peritos, porém dois deles pertencem ao grupo de risco da Covid-19, então seguem mantendo o isolamento. O período sem este atendimento prejudicou muitos cidadãos que precisam realizar perícias. Em contato com a assessoria de imprensa do INSS RS foi questionado sobre como será o encaminhamento da demanda represada dos últimos meses, mas apenas foi informado que no momento a Gerência-Executiva não dispõe de nenhum gestor para prestar entrevistas.
A recomendação é que o andamento, dúvidas e reagendamentos sejam acompanhados pelos canais de atendimento da Previdência Social: www.meu.inss.gov.br (inclusive por aplicativo para smartphone). Além disso, os serviços também podem ser agendados pelo telefone 135, cuja ligação é gratuita de telefonia fixa e está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fechadas desde 23 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS poderiam voltar a realizar atendimento presencial no dia 14 de setembro, de acordo com o Governo Federal. Porém, os médicos peritos não compareceram aos locais de trabalho naquela data, pois, segundo a categoria não havia condições para o retorno seguro ao trabalho presencial e recebimento de público.
No dia 17 de setembro o INSS havia informado que 12 agências no Rio Grande do Sul já estavam prontas para o atendimento presencial de perícia médica, aguardando apenas o retorno dos médicos peritos. Dentre as agências liberadas estava a de Montenegro, porém, esta retornou com seus atendimentos presenciais nas perícias somente nessa terça-feira.