Percival Puggina traz à Montenegro a palestra “Quero meu país de volta”

PALESTRA acontece na segunda-feira, no Clube do Comércio

Montenegro recebe na próxima segunda-feira, 6, uma palestra com o arquiteto e escritor Percival Puggina. O evento, organizado pelo Núcleo Conservador de Montenegro, acontece às 19h45, no Clube do Comércio. Com o tema “Eu quero o meu país de volta”, Puggina irá trazer as suas percepções sobre a realidade nacional em uma palestra dissertativa e motivadora. “Essa expressão define uma certa referência sobre perdas que tivemos no decurso das últimas décadas, segundo pude acompanhar com minha atividade na política e na crônica dos acontecimentos políticos”, destaca.

Conforme Puggina, há décadas as suas palestras são realizadas transmitindo mensagem ilustrando com exemplos e analogias para estimular a imaginação do público. “Não se trata de reacionarismo, nem de volta para trás, mas de buscar o que se perdeu e que por ser valioso precisa ser recuperado para a construção de um futuro melhor”, enfatiza. O convite para estar no município surgiu através da participação de um grupo do Núcleo Conservador de Montenegro em uma palestra sua, que aconteceu em Canoas. “Há muitos anos, estive algumas vezes em Montenegro em palestra para grupos católicos e, talvez, também, em algum evento político”, conta Puggina.

Atualmente sem atividade partidária, Puggina diz ter um grande interesse cívico na formação de núcleos conservadores em todo o país. “Julgo isso indispensável para dar organicidade e agregar valor a um conjunto precioso de princípios e de valores de imensa utilidade à vida social, política e econômica que sofre erosão sistemática por parte da elite cultural e política do país”, conclui.

Trajetória
Natural de Santana do Livramento, Percival Puggina graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1969 e dedicou-se a essa profissão por 16 anos. Com normalização institucional de 1985, foi atraído para a política partidária filiando-se, inicialmente, à recém-formada Frente Liberal, de cuja bancada, durante seis anos, foi coordenador na Assembleia Legislativa. Posteriormente, filiou-se ao PDS, hoje Progressistas. No PDS, criou e presidiu durante seis anos a Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública, sendo responsável pela formação de inúmeros jovens que hoje ocupam posição de destaque na vida pública.

Foi vereador em Porto Alegre em 1996, como suplente de João Antônio Dib. Em 2013, Percival Puggina desfiliou-se do Partido Progressista, abandonando a vida partidária com a qual esteve envolvido durante três décadas. Após participar de um cursilho de cristandade em 1979, Puggina tornou-se membro ativo do laicato. Palestrante frequente sobre temas sociais, políticos e religiosos em todo o país, foi coordenador estadual do movimento de cursilhos e presidiu a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Porto Alegre. A partir dos anos 80, dedicou-se, também, à atividade literária, escrevendo, semanalmente, para jornais, revistas, sites e blogs em todo o país.

Últimas Notícias

Destaques