A Câmara de Vereadores de Montenegro deu início ontem a 1ª Semana Municipal de Conscientização do Consumo de Produtos Orgânicos. Até quarta-feira (dia 31), eventos pela cidade divulgarão a ideia de uma vida saudável através do consumo de alimentos sem agrotóxicos. A iniciativa é do vereador Erico Velten (PDT) e o decreto foi assinado pelo prefeito Aldana no último dia 2, transformando-a em evento anual.
O vereador explica que, além da comunidade em geral, o trabalho será focados nas escolas. Neste sábado, 10 horas acontece a Exposição de Produtos Orgânicos, realizada por comércio especializado, na praça Rui Barbosa. Domingo, a Estação da Cultura recebe, a partir das 14 horas, uma mateada e exposição de bancas. Segunda-feira, além da exposição e apresentação da banda da Escola Maria Josefa, a partir das 10 horas; a tarde os vereadores participam do lançamento do alimento orgânico na Assembleia Legislativa.
No dia seguinte acontece a introdução desses alimentos no Café Colonial da Casa da Produtor Rural, e na tarde de terça-feira a última atividade será a visita da escola Bello Faustino a Ecocitrus. Na Sessão Comemorativa, que antecedeu a Sessão Ordinária da quinta-feira, representantes das empresas ligadas a produção de orgânicos defenderam a iniciativa e descreveram os benefícios desses alimentos.
Na Tribuna Livre, o agricultor João Jacó Kranz contou um pouco do sistema natural e primordial que aplica em sua propriedade, na localidade de Alfama. Na terra ele produz alimentos pelo Sistema Agroflorestal Biodinâmica. Com harmonia entre plantação e vegetação nativa, e com energia cósmica, alcança resultados entusiasmantes. “Ganhamos dinheiro sim. Mas depois de produzir um alimento saudável. Dinheiro vem depois”, declarou.