Maratá recebeu na manhã desta sexta-feira, 19, pela primeira vez, o Fogo Simbólico da Pátria. A centelha foi conduzida pela Avenida Irmãos Ko Freitag em comboio guiado pela Brigada Militar, Polícia Civil, Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro Maratá e pelos representantes da Associação dos Veteranos e Amigos da 1ª Companhia de Guardas.
A prefeita Gisele Adriana Schneider recebeu o comboio em frente
à Prefeitura Municipal, juntamente com o vice-prefeito Marcus Joner, autoridades locais, servidores municipais e cidadãos marataenses. A recepção ocorreu com a Canção do Expedicionário e hasteamento das bandeiras, feito pela prefeita Gisele, comandante da Brigada Militar de Matará, Sargento Barcelos, e pelo representante da Associação dos Veteranos e Amigos da 1ª Companhia de Guardas, Soldado Cláudio Balreira Rodrigues.
A Banda Marcial da Escola Lúdia Araújo Viegas, de Uricana, realizou sua apresentação em frente às bandeiras, enaltecendo o momento cívico. Em seu pronunciamento, o Sargento Guilherme Machado Severo falou em nome da Liga de Defesa Nacional e da Associação dos Veteranos e Amigos da 1ª Companhia de Guardas, destacando que a cerimônia e o fogo simbólico propõem a reflexão dos brasileiros e a autocrítica com relação ao comportamento cívico patriótico. “Devemos avaliar onde falhamos e onde acertamos e por meio deste símbolo incentivamos o aperfeiçoamento social, cultural e científico para o país, ascendendo a alma patriótica”, disse Severo.
Já a prefeita de Maratá, Gisele Schneider, trouxe em seu pronunciamento questões ligadas aos temas locais como os 30 anos de emancipação político-administrativa e os 198 anos da Imigração Alemã no Brasil. A chefe do Poder Executivo afirmou que tanto a independência do país quanto a emancipação de Maratá precisaram da união das pessoas para a efetivação desses processos.
Gisele afirmou, ainda, que o ato de recebimento da 85ª Corrida Do Fogo Simbólico Da Pátria em Maratá traz renovação e fortalecimento do patriotismo dos cidadãos marataenses. A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é uma organização da Liga de Defesa Nacional, por meio da Associação dos Veteranos e Amigos da 1ª Companhia de Guardas, responsável pelo roteiro do eixo Nordeste.