O cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça será o patrono dos Festejos Farroupilhas 2024. Ele foi aclamado na última terça-feira, dia 20, durante a primeira reunião da Comissão Estadual para as festividades deste ano. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e reuniu representantes das 20 entidades parceiras que, conforme o decreto estadual 57.349/2023, compõem a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
Nascido em 29 de junho de 1942, na cidade de São Luiz Gonzaga, Pedro Marques Ortaça é cantor, compositor e violonista de música nativista. É Mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se como um dos principais baluartes da cultura gaúcha. Além disso, foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga.
O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. A homenagem foi proposta pela Secretaria da Cultura (Sedac), reconhecendo a relevância cultural e intelectual do artista. Na reunião da última terça-feira, também foi confirmado que o acendimento da Chama Crioula será realizado em Alegrete.
Atualmente, a organização dos Festejos Farroupilhas acontece em duas instâncias: o Estado define as diretrizes gerais, o tema básico e as atividades que envolvem as entidades públicas estaduais e, em âmbito local, os municípios programam e realizam suas manifestações culturais e artísticas.