As obras dos pórticos e a instalação do sistema Free Flow nas rodovias do Bloco 3 de concessões, localizadas na Serra e no Vale do Caí, já começaram; e na última sexta-feira, dia 10, o Governo do Estado realizou vistoria. Os técnicos da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) estiveram no Km 108,2 da ERS-122, entre os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado, primeiro dois seis pontos de cobrança com pedágio em fluxo livre.
Este entrará em funcionamento a partir de dezembro; e os outros cinco pórticos estão previstos para fevereiro do ano que vem. Eles serão instalados em locais próximos das praças de pedágio existentes ou previstas no projeto da concessão. Todavia, na ERS-240, entre Montenegro e Capela de Santana, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) definiu o local no Km 30,7, em Capela de Santana, depois das pontes. O mais próximo do atual pedágio de Portão será então na ERS-122, em São Sebastião do Caí.
Fazem parte do Bloco 3 ainda trechos da RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470. Com o novo sistema, as estradas não terão mais praças de pedágio. No lugar delas, estão sendo instalados os pórticos Free Flow, de cobrança com livre passagem por meio de leitura da placa.
O valor da tarifa no primeiro pórtico será o mesmo da atual praça de Flores da Cunha, R$ 8,30. Nos próximos dias, haverá divulgação do dia de início da operação. A medida ocorre após um período de ampla sensibilização e informação sobre os benefícios do novo sistema aos usuários e comunidade.
Como vai funcionar
Os pórticos identificam os veículos no sistema, com dados como placa e eixos rodantes e suspensos, entre outros. O condutor terá várias alternativas para fazer o pagamento – com prazo de até 15 dias – da tarifa: meio físico (totens em bases operacionais ao longo das rodovias e locais conveniados) até o digital (aplicativo e site, entre outros). Os descontos aos usuários frequentes serão mantidos e incentivados. Para os veículos que possuírem tag no pára-brisas, o pagamento será automático e o usuário não precisará efetuar qualquer ação e ainda contará com o desconto de 5%