No final da tarde de ontem, 21, por volta das 17h, a Polícia Civil estourou um depósito clandestino de cigarros na rua Getúlio Vargas, localidade de Alfama, em Montenegro. A operação é resultado de duas semanas de investigação após denúncias anônimas.
Com a chegada dos policiais no local foram encontradas 76 caixas do produto — a estimativa é que cada uma tenha mil maços. Algumas dessas embalagens estavam abertas empilhadas na garagem da casa. Segundo os cálculos da Polícia Civil, o valor total dessa apreensão renderia no mercado ilegal cerca de R$ 150 mil.
O chefe do setor de investigação da 1ª DP de Montenegro, Alisson Castilhos, ficou surpreso com o tamanho da carga. “É uma grande quantidade de maços de cigarros, tudo de origem estrangeira, provavelmente do Paraguai. Infelizmente, a venda ilegal desse tipo de produto é muito frequente em pequenos comércios”, disse.
A investigação teve início a partir de denúncia anônima. No momento da ação, na casa onde foram encontrados os produtos não havia moradores. O investigador relatou que a estranha movimentação na residência, principalmente durante a noite, chamou muita atenção. “De acordo com uma testemunha, até durante o dia era possível perceber o entra e sai de pessoas com caixas, o que levou à suspeita da existência do depósito clandestino”, acrescentou o agente.
Até agora, apenas um suspeito foi identificado, mas as investigações continuam. É possível, diz Alisson, que o caso seja passado à Polícia Federal por tratar-se de contrabando. A mercadoria foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento do Vale do Caí.