Resultado da Consulta Popular “Vamos Participar Montenegro” sugeriu prioridades para 2019
Por um mês, a Prefeitura disponibilizou em seu site a votação da Consulta Popular “Vamos Participar Montenegro”. A iniciativa buscava saber dos montenegrinos quais as principais prioridades que eles sugeririam à Administração Municipal para o ano que vem. Com 14,41% dos votos, o item “Pavimentação de ruas” foi o mais citado.
Seguido por “Manutenção de estradas” (10,75%), “Segurança” (10,11%) e “Melhorias de passeio público e vias urbanas” (9,68%), os resultados divulgados ontem evidenciam a grande preocupação com as vias urbanas e rurais que, agora afetadas pelas chuvas dos últimos dias, são marcadas por diversos buracos e fissuras. Os itens apareceram mais do que “Saúde”, “Educação”, “Saneamento” e outros consultados.
O “Vamos Participar Montenegro” será utilizado como base – junto da percepção da Gestão – na confecção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. É esta Lei que estabelece as diretrizes e metas da Prefeitura, orientando a elaboração da proposta orçamentária para o próximo exercício. O projeto da LDO será apresentado em audiência pública na Câmara na tarde do dia 28 de agosto e irá para votação no dia 31. A previsão de orçamento para o ano é de cerca de R$ 200 milhões.
Para o Secretário Municipal de Planejamento, Rafael Riffel, a Consulta foi uma importante realização, com a identificação das prioridades da comunidade. “A consulta popular nos dá um interessante norte, sob o olhar da população. Com as prioridades eleitas, vamos focar, num primeiro momento, em ações relativas a elas, mas sem deixar de dar atenção aos demais importantes itens que completam a LDO”, esclarece.