A Patrulha Ambiental da Brigada Militar realizou uma operação no rio Caí e em parte do Rio Jacuí, durante toda a quarta-feira (11). Durante a fiscalização, foram apreendidos 2,7 mil metros de redes de pesca e malhas predatória posicionadas em desacordo com a legislação ambiental vigente.
De acordo com as informações da Patram, foram soltos cerca de 100 exemplares de peixes, que ainda estavam vivos. Entre os animais, haviam exemplares como Pintado, Jundiá, Traíra e Piava. Foram realizadas abordagens, mas não houve prisões.
A operação de fiscalização ocorreu após a Patram receber denúncias de que havia pesca predatória na região.
Quase 40 aves apreendidas
Na semana passada, outra operação de combate a crimes contra a fauna resultou na apreensão de quase 40 aves silvestres, que estavam sendo criadas em desacordo com a lei ambiental. Essas apreensões ocorreram na Vendinha, interior de Montenegro, e também no município de Maratá.
Entre as espécies resgatadas estavam dois papagaios, criados irregularmente. Após serem avaliados, os animais que haviam sido capturados há pouco tempo e ainda tinham condições de voltar para seu habitat natural, foram soltos. Os demais, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Porto Alegre.
O telefone para denúncias junto à Patram Montenegro é 3649-9558.