Patos podem ter morrido ou sido roubados, segundo secretário

Apenas nesta quarta-feira, dia 23, o secretário de Meio Ambiente de Montenegro, Adriano Campos Chagas, se pronunciou a respeito do sumiço das aves do Parque Centenário. Primeiramente, ele confirma que os patos foram roubados e que não há testemunha. “Não temos sistemas de câmeras instalados no Parque e a Guarda Municipal fecha os portões as 22 horas, e não fica ninguém após este horário”, revelou.

Patos Marrecos podem ter morrido. Mas não foi feito exame que comprove

Devido à falta de evidências, o Município não registrou ocorrência policial. Inclusive, Chagas disse que não há como relacionar o desaparecimento das aves com a instalação do último circo. “Sendo que a comunidade de patos e gansos vem diminuindo gradativamente há algum tempo”, revelou o secretário.

Ele avalia ainda ser pouco provável das aves terem mudado de habitat, pois esta espécie chamado “pato-mudo” ou “pato marreco” não apresenta características sazonais de migração. Inclusive, porque há muitos séculos já foram domesticadas pelos índios. “É mais provável que tenham adoecido devido à informação equivocada das pessoas de dar pão aos patos”, avaliou.

O secretário explica que este alimento humano tem valor nutritivo muito baixo, e a dieta de um pato deve ser restrita a grãos e insetos. Se os filhotes se alimentam de pão, deixam de comer a sua dieta natural e mais nutritiva. Isto pode causar desnutrição e desenvolver doenças, como a gripe viária, a qual essa espécie é potencialmente propensa. Apesar desta suspeita, o secretário não mencionou nenhuma medida veterinária para avaliar e tratar os animais.

Últimas Notícias

Destaques