Foi concluída nesta segunda-feira, 31, a Operação Hunt (caçar) desencadeada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar em todo o Estado, desde a sexta-feira, 28. Na área do Pelotão Ambiental de Montenegro, foram realizadas fiscalizações no município sede, Brochier e Triunfo.
Conforme o comandante do Pelotão Ambiental, tenente Luís Fernando da Silva, a operação resultou em quatro Termos Circunstanciados, três prisões e 35 aves silvestres apreendidas, sendo que em Triunfo, o acusado havia abatido três pássaros com o uso de um estilingue. O homem é acusado pela captura ilegal de pássaros silvestres, que seriam comercializados no mercado clandestino. “Esses pássaros de Triunfo foram resgatados em situação de maus- tratos, pois estavam aprisionados em garrafas plásticas, com o objetivo de dificultar a fiscalização ambiental em caso de abordagem policial”, conta o comandante.
Um indivíduo foi detido por caça de pássaros silvestres. Outras duas pessoas foram presas por manter pássaros silvestres em cativeiro em desacordo com a Legislação Ambiental vigente. Após avaliação, algumas aves foram soltas e o restante dos animais encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, para avaliação e posteriormente serem soltos.