Pareci Novo: Paulo Alexandre e Fábio avaliam seus 24 meses de governo

Prefeito e vice também falaram sobre os planos para este ano

A gestão de Paulo Alexandre Barth (PDT) e Fábio Schneider (PDT) chega ao seu meio neste ano de 2023. Eleitos em 2020 como prefeito e vice de Pareci Novo, eles tomaram posse em 2021 e têm seu mandato vigente até o final de 2024. Com dois anos passados e dois anos pela frente, o prefeito e vice-prefeito fizeram no programa Estúdio Ibiá de terça-feira, dia 3, um balanço do governo até aqui. Confira os principais pontos da entrevista:

Dois anos com avanço de obras
Na avaliação de Alexandre e Fábio, os dois primeiros anos de mandato foram positivos. “A gente está conseguindo cumprir com o que a gente se comprometeu com a comunidade”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que vários projetos inclusos no plano de trabalho e apresentados à população durante a campanha política estão sendo colocadas em ação.

Entre as conquistas, o prefeito elencou a aquisição de uma área de terras para a construção do novo parque de máquinas do Executivo, a compra de máquinas pesadas e também de veículos para transporte de pacientes, a quase conclusão das obras do Centro de Fisioterapia – que deve ser inaugurado nas próximas semanas – e o início do processo de compras de uma área de sete hectares para servir de distrito industrial.

Outros destaques apontados por Alexandre o início das obras de restauro do telhado do Seminário São José, a pavimentação de 12 ruas na área central da cidade e melhorias no Parque Municipal Júlio José Colling. Houve, ainda, em parceria com programas do Governo Estadual, obra de pavimentação na rua dos Parecys e a instalação de iluminação no Estádio Municipal Osório de Souza Nunes.

O vice-prefeito salientou que o primeiro ano de gestão, geralmente é quando se põe a casa em ordem, o que foi efetivado. Agora, começa a aparecer o resultado. “A gente não está medindo esforços. Estamos conseguindo fazer sobrar recursos. Então, muitos itens que o prefeito citou conseguimos adquirir com recursos próprios”, disse. Fábio também salientou avanços no setor primário, como a abertura de açudes, o aumento no valor de retorno do bônus rural aos produtores e a capacitações junto ao Sebrae.

Alexandre (E) e Fábio falaram sobre conquistas e desafios nesses dois primeiros anos de gestão

Asfaltamentos no horizonte
Para 2023, Alexandre prevê o início do asfaltamento de ruas do interior do Município. Segundo ele, isso deverá ser feito com recursos próprios e também com recursos federais que estão sendo pleiteados pelos vereadores do Município. “Também estamos com a ideia e projeto de buscar financiamento para conseguir alcançar algumas ruas a mais no interior”, revelou.

Também deve ter andamento neste ano o projeto do loteamento habitacional. A terraplanagem do terreno está perto de ser finalizada e foi licitada uma empresa para fazer o projeto de licenciamento ambiental. “Amanhã (quarta-feira, dia 4) já estamos nos reunindo com o pessoal da engenharia para começar a fazer o projeto de pavimentação e dos lotes”, revelou Alexandre. Segundo o prefeito, o loteamento, que será voltado para pessoas que moram em Pareci Novo e que não possuem moradia própria, deverá ter de 35 a 40 lotes.

Olhos para o turismo
Fábio salientou que não são apenas obras que estão na mira da Administração Municipal para este ano. “Esse anos vamos ter a Citrusflor, que é a maior festa do Município”, destacou o vice-prefeito, lembrando que o evento será realizado entre o final de setembro e o início de outubro. Além disso, ele contou que 2023 deverá ter seis edições das caminhadas “Caminhos do Pareci”, cada um em local diferente.

O vice-prefeito ressaltou que o Executivo está buscando parceria com os empreendedores locais para ajudar a alavancar o turismo. Inclusive, ele comentou que durante a pandemia de Covid-19 muitos viveiristas observaram o potencial de atender diretamente o consumidor final em seus empreendimentos e estão se qualificando para atender esse público.

Atenção também aos problemas
Duas questões que costumam estar no debate público em Pareci Novo são os acessos ao Município e a falta de água para consumo humano. Segundo Alexandre e Fábio, a Administração Municipal está atenta a esses problemas que afetam a comunidade local.

Segundo Fábio, o atual governo municipal fez investimentos em poços e redes de distribuição de água para consumo humano nesses dois anos de gestão. O vice-prefeito diz que a falta de água, quando ocorre, se dá por questões como rompimento de rede ou falta de energia. “A gente tem bastante investimento para 2023 que nós queremos melhorar, principalmente, na área urbana algumas redes, (instalar) mais reservatórias e (fazer) investimentos em poços também”, afirmou. Alexandre salientou que recentemente o Município foi contemplado pelo Governo do Estado para a construção de um novo poço artesiano.

Sobre a questão dos acessos à área central de Pareci Novo pela ERS-124, o prefeito defendeu buscar uma solução na base do diálogo com o Governo do Estado e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Para ele, tais obras, que ficam em área de responsabilidade do Estado, poderiam ser executadas sem investimento do dinheiro municipal, que poderia ser investido em outras áreas.

Últimas Notícias

Destaques