A região central de Pareci Novo foi bastante afetada mais uma vez pela enchente. No município, o Rio Caí e o Arroio Maratá transbordaram e alcançaram níveis históricos, deixando o município ilhado, sem acesso para deslocamento a outras cidades. No final da tarde dessa quinta-feira, 2, o nível do Rio Caí chegou a 17,01m no município, ainda em elevação.
Além disso, comunidades do interior também foram atingidas, como Bananal e Matiel, com alguns pontos de estradas bloqueadas pelas águas.
A Prefeitura de Pareci Novo informou que, devido à cheia, os postos de saúde não tiveram atendimento nessa quinta. As unidades podem continuar fechadas nesta sexta, se o nível das águas não baixar. A fim de evitar prejuízos, o setor de regulação da UBS de Pareci está empenhado em reagendar as consultas comprometidas.
O Município está fazendo um apelo especial para a comunidade: doação de colchões, que serão destinados às famílias atingidas pela enchente. Quem puder ajudar, deve levar os colchões para o ginásio municipal, onde a Prefeitura está centralizando as doações.
Além de colchões, Pareci também está recebendo doações de cobertores, roupas de cama e travesseiros.
A Prefeitura local alerta para a população pareciense evitar saídas desnecessárias de casa e seguir as orientações as autoridades. Se possível, as pessoas devem permanecer em locais seguros até que a situação se normalize.