Pareci Novo: Compartilhamento de conhecimento marca 2ª Feinc

Feira de iniciação científica contou com mais de 50 trabalhos expostos

A pesquisa de meses de alunos da rede municipal de ensino de Pareci Novo e da escola da rede estadual de ensino localizada no município chegou ao seu ápice nesta quinta-feira, dia 10, com o compartilhamento dos resultados obtidos nos trabalhos na 2ª Feira de Iniciação Científica (Feinc) de Pareci Novo.

A exposição dos mais de 50 trabalhos no Ginásio Municipal Armin Adolfo Heldt iniciou pela manhã e seguiu até a tarde, quando foram anunciados os projetos premiados (confira a lista abaixo). Desenvolvidos ao longo do ano, os trabalhos apresentaram diferentes temas.

O grupo da Turma de Aceleração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Beato Roque formado por Gabriel Padilha, Maicon Klein e Daniel Costa Brito apresentou sua pesquisa “Qual o poder do Pokémon na aprendizagem de ciência?”. O tema surgiu enquanto eles jogavam Pokémon GO durante um intervalo.

“Muitos personagens do Pokémon são semelhantes a animais da vida real e as crianças adoram jogar”, justificaram os alunos. Segundo eles, o uso do jogo em aula pode deixar ela mais interessante e divertida. Inclusive, o próprio grupo criou um jogo na plataforma Kahoot para apresentar as semelhanças entre os Pokémons e os animais e flora da vida real. Além disso, eles também trouxeram exemplos práticos, como uma planta que foi usada de inspiração para a criação de um dos Pokémons.

Grupo trabalhou como Pokémons podem ser usados no ensino

Segundo a secretária municipal de Educação de Pareci Novo, Paula Marlenise Streit, a Feinc é um momento muito importante na qual o aluno pode não apenas mostrar o resultado da sua pesquisa, mas também desenvolver habilidades como a oralidade e postura em apresentações. “É um crescimento enorme para o aluno. E o conhecimento não pode ficar guardado só dentro da escola”, assegurou.

Paula ressaltou que os temas para os projetos são escolhidos ainda no primeiro semestre e, a partir de então, os alunos fazem pesquisas durante as aulas de informática ou de iniciação científica para estrutura bem o trabalho.

Pesquisas vão de temas locais até de abrangência mundial
As pesquisas apresentadas tratam desde temas locais até de abrangência mundial e foram produzidas por alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Estudantes do 6º Ano da EMEF José Pedro Mendel, Isadora de Mello Klein, Amanda Rohr, Cristofer Alex Huinning e Vitória Elisa Petry pesquisaram sobre a economia na localidade de Despique, onde moram. Para descobrir como a comunidade se mantém economicamente, elas realizaram entrevistas e fizeram pesquisas em jornais, livros e na internet.

Estudantes da EMEF João Pedro Mendel fizeram trabalho sobre a economia do local onde moram

“Descobrimos que Despique vive basicamente da fruta e da agricultura familiar”, relataram. Segundo o grupo, a pesquisa foi legal de ser realizada e trouxe bastante aprendizado. “Agora a gente sabe como o Despique se mantém”, comentaram os estudantes.

Ao observarem algumas polêmicas sobre o tema, Gustavo Ranzi Stein e Nathalia Yasmin Zuge, do 9º Ano da EMEF José Pedro Mendel, resolveram pesquisar sobre o neonazismo. “Muitos desconhecem esse tema na escola”, apontaram. A pesquisa se deu por meio da coleta de informações em livros, revistas, reportagens televisivas e sites da internet.

Através da sua pesquisa, o grupo descobriu que, com auxílio da internet, grupos com pensamentos neonazistas cresceram e se mostram muito presentes. Segundo Gustavo e Nathalia, isso é ruim porque pode fazer reviver uma ideologia que causa uma tragédia mundial. “É algo ruim, não tem como defender”, pontuam.

Gustavo e Nathalia (D) pesquisaram sobre o neonazismo

Trabalhos premiados

Categoria Jardins ao 1º Ano
1ª lugar: O sapo Juca na minha casa (Bernardo Fell Nascimento, Laura Bandeira Domercke e Melissa da Silva Riffel)
2ª lugar: Sorridentes (Augusto Bartolo Roese, LuisaRockenbach de Almeida e Maria Julia dos Nascimento Kerber)
3ª lugar: Os 5 sentidos (Isadora Frey Schutz e VicenteBirnfeld de Paula)

Categoria 2º Ano ao 5º Ano
1ª lugar: Qual é a mágica do cubo mágico? (Iago Ranzi Stein, Vicenzo Metz Werner, Giovana Boettcher da Cruz e Nicole Ott)
2ª lugar: Reviver é aprender: nossa escola também tem história (Gabriel Werner, Isis Dietrich de Melo e LuizaLunkes Schneider)
3ª lugar: Maleta viajante (Maria Cecília Kerber, Victória Correa Gonçalves e Vicente Muller Ternes)

Categoria 6º Ano ao 9º Ano
1ª lugar: Qual o poder do Pokémon na aprendizagem em ciências? (Daniel Costa de Brito, Gabriel Padilha de Moura e Maicon Slotnicki Klein)
2ª lugar: Campos de concentração Auschwitz na 2° Guerra Mundial (Alana Luíza Hermes, Luana Lamb Müller e Taís de Mello Klein)
3ª lugar: Plantas Panc: uma nova descoberta em nosso jardim (Julieli Pettermann Papen,  Maria Eduarda Sena Flores, Andrieli Biesek)

Categoria Ensino Médio
1ª lugar: Inteligência artificial (Cleiton Santos, Guilherme Delavy e Nicolas Cruz)
2ª lugar: Ansiedade em jovens (Luiza Junges, Sara Lauermann e Vanessa Rohr)
3ª lugar: Transtorno Do Espectro Autista (TEA) (Annaluz Nessy Fontoura)

Últimas Notícias

Destaques