Pareci Novo: Alunas da Beato Roque são destaque em evento da UFRGS

Estudantes realizaram pesquisa sobre o implante coclear na infância e seus reflexos na aprendizagem

As alunas Júlia Hartmann, Sarah Yasmin Keller e Laís Rosas Gross da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Beato Roque tiveram o seu projeto sobre implante coclear na infância escolhido como um dos destaques do XIV Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Campus do Vale, em Porto Alegre. Estudantes do nono ano, elas foram orientadas pelo professor Sinue Quadrado, com co-orientação da professora Rosa Helena Marangoni Both.

Para realizar a pesquisa, as alunas realizaram pesquisas em sites especializados e também entrevistaram uma criança que usa o aparelho eletrônico colocado cirurgicamente dentro do ouvido para captar som desde os três anos de idade com o objetivo de observar como foi sua evolução na aprendizagem. Através dos dados levantados, as estudantes concluíram que o uso do implante coclear ajuda a evitar a surdez severa, mas crianças com o dispositivo têm cerca de cinco vezes mais chances de ter perda de memória, falta de atenção, planejamento e aprendizagem conceitual.

A apresentação do trabalho ocorreu na manhã de quarta-feira, junto com outros 52 projetos, e foi um dos sete escolhidos como destaque do turno na categoria “Ciências da Natureza e sua tecnologias”. A cerimônia de encerramento ocorre nesta sexta-feira, com as alunas recebendo um troféu como Destaque UFRGS Jovem Pesquisador – 2019 pelo trabalho premiado. “É nossa escola representada num evento de destaque nacional”, celebra a diretora Elisa Larsen.

Últimas Notícias

Destaques