Tema foi abordado em seminário realizado em Montenegro, para público de vários outros municípios do Vale do Caí
Garantir que o turista vai encontrar aquilo que lhe foi “vendido”, formar parcerias e ter apoio da comunidade. Essas são condições fundamentais para solidificar a exploração turística em um município e região. O assunto foi abordado durante o 3º Encontro Regional Turismo em Desenvolvimento, evento realizado nesta terça-feira, 11, em Montenegro, no teatro Therezinha Petry Cardona.
O primeiro palestrante foi o diretor de Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barreto Filho. Na elaboração de estratégias, ele mencionou a importância em criar uma marca e a identidade turística, e salientou aspectos valorizados pelo turista.
Barreto Filho afirmou que o turista quer segurança, mas de uma forma mais ampla. “Ele quer a segurança de que vai encontrar o que procura”, observa. O diretor citou, como exemplo, que o turista não quer chegar ao hotel ou um restaurante e descobrir que não era exatamente como fora divulgado.
Disse também que o turista quer comodidade e, portanto, qualquer complicação pode afastá-lo. “O último (fator) é o preço, esse é um diferencial, mas não é o principal”, disse ele. Nesse contexto, ele mencionou Gramado, onde os preços são altos e, mesmo assim, a circulação do turista é intensa.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, expôs o potencial turístico de sua cidade. Ele falou sobre as várias rotas de Nova Petrópolis e da região, onde está inserida, bem como a promoção de festivais. Também citou eventos que garantem atrações o ano inteiro, entre as quais o Verão no Jardim da Serra Gaúcha.
Staudt salientou, ainda, o trabalho realizado junto à comunidade, através de escolas e grupos representativos, como da terceira idade, mostrando o que é o turismo e sua importância para o desenvolvimento do município.
“Turismo é mais que receber turista”, resumiu o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches Thunler. “Não podemos vender produto algum que não podemos entregar”, acrescenta Thunler. Ele falou sobre o tema “Estratégias inovadoras para alavancar o turismo e a economia nos municípios”.
O diretor iniciou a abordagem do tema, observando que um turista enganado divulga muito mais sua decepção do que outro satisfeito com o passeio realizado. Seja através das redes socais, ou na conversa entre amigos e conhecidos, a visão negativa de uma pessoa vai longe e pode comprometer o desenvolvimento turístico de uma cidade.
Moradores são estimulados a gostarem da sua cidade
O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches Thunler, destacou que é preciso primeiro convencer os moradores de que a cidade é bonita, desenvolvendo a autoestima da comunidade. O secretário recordou que, quando a atual administração assumiu em Canela, houve um trabalho para buscar a razão de o município não ter luz própria para o turismo, sendo vista como uma cidade próxima a Gramado.
Ouvindo a comunidade, perceberam a baixa autoestima da população em relação ao município. Thunler salienta a importância da receptividade ao turista, mas para isso é preciso que os moradores gostem da sua cidade. Para o turista ser feliz, o secretário afirma que 50% depende da receptividade e, os outros 50%, do que há para oferecer na cidade.
Foi criada, então, a campanha “Canela, a bola da vez”, visando a estimular a população a gostar do município. Para realizá-la, houve apoio do empresariado e uso intenso de multimídia. Na busca por essa parceria, ele salienta a importância em mostrar que o empresário ganha com o turismo.
Ele afirma também que o apoio se manteve nas ações que se sucederam, com êxito, para o desenvolvimento do setor em Canela. O 3º Encontro Regional Turismo em Desenvolvimento se prolongou durante à tarde, com diferentes abordagens sobre o tema.