Parada para a manutenção da Braskem mobiliza 2.500 pessoas

Interrupção de atividades no Polo de Triunfo será escalonada em 40 dias

O investimento na parada de manutenção da Braskem supera R$ 300 milhões. O processo foi iniciado neste domingo, dia 11, na unidade de Q2. Apenas na planta de olefinas 2 de Q2, área em que são produzidos os petroquímicos básicos, a operação mobilizará 2.500 profissionais que executarão 18 mil atividades programadas, o que contribui para a geração de empregos na região. A última parada desta magnitude foi realizada há quatro anos na planta de olefinas 1 de Q2.

Foram 24 meses de preparação para a parada: engenharia, infraestrutura, segurança, logística e comunicação foram calculadas para garantir a segurança e a eficiência do processo, que contemplará quase 2 mil trabalhadores, especializados neste tipo de operação, além dos integrantes da empresa. A parada está em sintonia com requisitos legais e compreenderá a limpeza, a manutenção e atualização tecnológica das plantas para maximizar a produção e a segurança nas operações. A duração prevista é de 40 dias até a conclusão dos trabalhos.

O coordenador de Paradas da Braskem RS, Vilar Costa de Oliveira, destaca que as recomendações que surgiram nas paradas anteriores de 2011 e 2014 foram levadas em consideração e diversas tecnologias novas serão aplicadas pela primeira vez no Polo Petroquímico. O uso de robôs será ampliado para inspeção interna de equipamentos como vasos, reatores e torres de processo. O Techsonic, um equipamento que utiliza banho de ultra som para limpeza de feixes tubulares, será usado pela primeira vez na Braskem Sul. Todos os andaimes internos em espaços confinados terão projeto detalhado de engenharia, o que simplifica a montagem e garante mais segurança.

Durante a operação, drones supervisionarão as plantas. Os operadores poderão fazer o registro eletrônico do andamento dos trabalhos com um aparelho portátil coletor de dados, que agilizará a atualização diária do planejamento. Em alguns dias, o flare (chama que é acionada para a queima de gases residuais) estará mais intenso, e este é um evento programado e controlado.

Últimas Notícias

Destaques