Em recuperação, vítima de acidente teve muita ajuda, mas ainda enfrenta dificuldades
Bernardo Matheus da Silva Dahmer, de 4 anos, é um sobrevivente. Em janeiro deste ano, o menino foi vítima de um grave acidente de trânsito, na ERS-124, em Montenegro, quando retornava da igreja para casa, na companhia do tio e da avó. O condutor que provocou a colisão estava embriagado, conforme apurado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O menino teve parte do osso craniano esfacelado, cacos de vidro atingiram seus olhos e comprometeram suas córneas. Foram mais de 20 dias internado na UTI do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre. Bernardo passou por cirurgias e comportou-se como um guerreiro. Contudo, ele é apenas uma criança e, como tal, tem sonhos a serem realizados, entre eles, o de ter uma casa com banheiro. Ter esse desejo atendido até o Natal, é o que o menino e sua família mais querem.
Muitas pessoas, entidades e a própria Administração Pública de Montenegro, ficaram comovidas com a situação do garoto e da família dele. Na época do acidente, a mãe do Bernado, Luíse dos Santos Vargas da Silva, estava grávida. O pai do menino, Tiago Alexandre Dahmer, teve que largar o trabalho que tinha – como autônomo – para cuidar da família.
Quando Bernardo finalmente saiu do hospital, foram precisos muitos cuidados especiais e medicamentos – que deverão ser mantidos por um longo período. Com o nascimento da bebezinha, a situação que já era difícil se complicou cada vez mais para seus pais, que tiveram de cuidar e prover o sustento das duas crianças.
Uma live do Programa Pronto. Falei!, veiculada pelo Facebook do Ibiá (reveja acessando o QR Code), incentivou a comunidade a ajudar a família. Bernardo ganhou 10 sessões de fisioterapia, da Fisiomed Clínica de Fisioterapia. Além disso, através da intervenção do Ministério Público, foi agendada a cirurgia que o menino precisa fazer nos olhos. O procedimento será realizado no Hospital Banco de Olhos, ainda no início deste mês. Também foram encaminhados os pedidos de benefícios que lhe são de direito. Contudo, este último ainda está em fase de tramitação.
Bernardo vem enfrentando seus desafios vivendo em uma pequena casa de madeira em condições precárias. “Em um temporal que deu, caiu pedra na cabeça da nenê, que estava no berço”, conta a mãe. O imóvel de dois cômodos – quarto e cozinha – não tem banheiro. O menino não reclama de usar o peniquinho, mas sonha com o dia que poderá tomar um banho quentinho na sua própria casa.
Ao ter conhecimento da história da família do menino, a secretaria municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, resolveu destinar material para a construção de um banheiro na moradia. Mas quando os funcionários da pasta chegaram à residência constataram que a estrutura não suportaria uma obra. Então foi traçado um plano B, para construir uma nova casa.
Segundo o secretário de Habitação, Luís Fernando Ferreira, o problema é que a secretaria não dispõe de todo o material necessário. “Falta tijolo e pedras e não sabemos quando teremos esses materiais. Nós temos hoje areia, brita e cimento”, explica o gestor. Ele lembra ainda que o processo burocrático do ente público dificulta prestar ajuda para famílias que não estão cadastradas nos programas de moradia do Município.
O secretário diz que entende e lamenta a situação, mas que no momento só resta aguardar. Contudo, se algum empresário ou cidadão quiser doar materiais, a mão-de-obra será buscada junto ao Instituto Penal de Montenegro. Além disso, um pedreiro, vizinho da família se prontificou a ajudar a realizar o sonho de Natal do Bernardo.
Como ajudar a família
Bernardo precisa de um capacete ortopédico para poder retornar à escola de Educação Infantil, além disso, existem despesas com os deslocamentos para consultas médicas, medicamentos e alimentos.
Quem quiser auxiliar com alimentos ou serviços que possam ajudar na recuperação do menino, entre em contato pelo número 51 9 9818 8765. O endereço é Estrada Maurício Cardoso, nº 5047, última casa, fundos. A família também criou uma vakinha online, qualquer valor pode ser doado. A doação pode ser feita no link: http://vaka.me/2451640.