FESTA das flores, mudas e frutas de Pareci Novo segue até dia 8 de outubro
Pareci Novo será palco de mais uma edição da Citrusflor, a festa das flores mudas e frutas, a partir desta sexta-feira, 29, até o dia 8 de outubro. Serão sete dias de programação variada para atrair o público à oitava edição do tradicional evento que ocorre a cada dois anos. A festa irá ocorrer num espaço que engloba a Rua Coberta Oregino José Francisco, a Praça dos Imigrantes, o Estádio Municipal Osório de Souza Nunes e o pátio do Seminário Jesuíta São José.
De acordo com o presidente da comissão organizadora da 8ª Citrusflor, Douglas Brand, a ideia é encantar os visitantes. Por isso estão sendo preparadas diversas decorações com um dos principais produtos da economia de Pareci Novo: as flores. “A gente prevê uma festa bonita, com bastante impacto visual”, afirma. “Estamos montando (a decoração) para o pessoal sair daqui com bastantes imagens bonitas”, reforça. Nesse sentido, uma grande estufa foi montada no pátio do Seminário São José para receber o trabalho de viveiros e floriculturas locais.
Na programação artística, o grande destaque é o show nacional com a dupla sertaneja Diego e Victor Hugo. Os autores de hits como “Pirulito vermelho” e “Desbloqueado” sobem no palco principal da arena de shows às 20h do dia 8 de outubro. O mesmo espaço receberá diversas outras atrações durante os dias de festa.
Destaque também para a realização do Desfile das Comunidades, que acontece dia 1º de outubro, às 9h. Mostrando todo seu potencial, as localidades de Pareci Novo e seus representantes desfilarão pela rua Padre Teodoro Amstad, seguindo até a rua João Inácio Teixeira Júnior até a “santinha”, na esquina com a rua Deputado Antônio José Campani. A concentração será na rua João Inácio Teixeira, próximo da Prefeitura. Conforme Douglas, se o tempo seguir instável no fim de semana, há a possibilidade de transferir o desfile para outra data.
Inclusive, Douglas ressalta que a festa contará com diversos espaços cobertos. A arena de shows, por exemplo, tem 1.500 m² e é junto da praça de alimentação, que tem 800 m². Caso o tempo firmar, o presidente da comissão organizadora enfatiza que visitantes podem trazer cadeiras de praias e até mesmo seus pets para aproveitaram o espaço da festa e passar um dia agravável. Além disso, aos sábados e domingos haverá brinquedos infláveis para as crianças.
Após trabalharem intensamente na divulgação da festa, a rainha Ana Beatriz Batista Castro e as princesas Júlia Hartmann e Thaís Wollmann estão ansiosas. “Vai ser um sucesso”, garantem. “Um dos nossos diferenciais é a estufa dos mini-jardins”, ressaltam. O presidente da comissão organizadora ressalta que está sendo preparada uma festa bonita, atrativa e convidativa. “Pessoal pode vir que vai ter bastante estrutura”, afirma. Douglas reforça que a Citrusflor é uma oportunidade de Pareci Novo mostrar todo o potencial do seu setor primário e suas belezas.
Passeios e oficinas também fazem parte da festa
Uma das atrações da 8ª Citrusflor será a realização de passeios pelo interior do Seminário Jesuíta São José. A visitação será organizada pela Associação Cultural, Esportiva e Turística de Pareci Novo (ACET), com inscrições sendo feitas na hora. Além disso, a Fazenda Dom Oscar, que engloba parte da antiga propriedade dos jesuítas, também estará aberta para trilhas e passeios de trator.
A festa contará, ainda, com a realização de oficinas de arranjos florais e buquês nos dias 30 de setembro, 1º, 7 e 8 de outubro. As vagas são limitadas e as inscrições custam R$ 50,00, sendo que os participantes levam para casa um arranjo floral montado por eles. Interessados podem contatar a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (51) 9 9802-2955.
Haverá, ainda, cursos gratuitos voltados para a comunidade de Pareci Novo. No dia 2 de outubro, às 14h, haverá uma palestra sobre criatividade no turismo rural, na Praça dos Imigrantes. No dia 4 de outubro, às 13h, acontece um seminário sobre flores e mudas. No dia 5, a partir das 9h, ocorrerá um seminário sobre citricultura. Esses dois eventos ocorrerão na arena de shows.
Ingressos poderão ser adquiridos na hora
Quem ainda não adquiriu seu ingresso poderá comprar eles na hora nas bilheterias e locais de entrada da festa, que serão dois. Ambas as entradas ficarão na rua José Inácio Teixeira Júnior, mas em pontos opostos. Uma delas ficará junto ao Seminário Jesuíta São José e a outra na esquina com a rua Professor Clemente Bohn Filho, próximo da Sociedade Cultural Pareci Novo.
No entanto, Douglas Brand alerta que no dia do evento os ingressos, ao serem adquiridos na hora, poderão ser mais caros do que os comprados antecipadamente – é o caso da data do show de Diego e Victor Hugo. Por isso, a orientação é adquirir os ingressos através do site Minha Entrada (www.minhaentrada.com.br). Além disso, a comercialização do passaporte com entrada para todos os dias de festa só será feira na Prefeitura até esta sexta-feira, dia 29. O passaporte custa R$ 60,00.