Papa cogita ordenar homens casados

Mais uma declaração do Papa Francisco polemizou pelo mundo e mostra uma tendência de abertura. Em entrevista na Alemanha, o líder católico apontou que é necessário “refletir” sobre a possibilidade de ordenar os “viri probati”, homens maduros envolvidos na Igreja e casados. “Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo, em áreas remotas”, detalhou ao jornal de Hamburgo, dando forma ao projeto que ele menciona há vários anos.

Existe um entendimento que, dada a falta de padres em muitos países, seria necessário criar um novo setor. Isso não excluiria os padres que fizeram os votos de celibato na sua ordenação. Apenas ordenaria homens casados, aposentados e com tempo e que construíram um longo compromisso na Igreja. Estes católicos têm a oportunidade de se tornar diáconos, mas não sacerdotes.

O diaconato é o grau de consagração anterior ao do sacerdócio e nele podem administrar alguns sacramentos, como batismo e casamento, que atualmente só os homens podem receber. Em várias ocasiões, o papa argentino já havia afirmado que a proibição da ordenação de homens casados não era um ponto imutável da doutrina.

Últimas Notícias

Destaques