Racismo. Evento da Cufa abre programação da Semana da Consciência Negra
No dia 20 de novembro o povo brasileiro deve, novamente, discutir sobre o tema recorrente do racismo. Nesta data, em honra ao guerreiro Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra promove o debate sobre o crime e a exclusão sofrida por homens e mulheres negros. “O racismo em nosso país é tão eficaz que os pretos não sabem nem que são pretos”, descreve o doutor em sociologia e jornalista Rogério Santos.
Notório ativista negro, ele colocará seu conhecimento no lugar de fala durante a palestra “Me Vi Negro”, na próxima segunda-feira, dia 21, às 19h30min, na Estação de Cultura de Montenegro.
Santos abordará o mito da democracia racial no País, a desigualdade, o racismo, o fato de não se falar dele ou sobre o ser negro, o descaso histórico dentro do contexto escolar e a conduta da sociedade perante o povo negro; elementos que gravitam em torno da pauta racismo. O “Me Vi Negro” é promoção da Cufa (Central Única das Favelas) e Frente Nacional Antiracismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Montenegro. A participação é aberta a todos da comunidade, com confirmação de presença.
Este evento abre uma semana de ações da Cufa pelo Dia da Consciência Negra em contrapartida ao incentivo através da Lei Aldir Blanc, Será um circuito de palestras em escolas, dentro da programação do Departamento de Cultura do Município pela Semana da Consciência Negra, na qual Santos levará aos jovens conhecimento sobre “A história do Negro do Vale do Caí”.
Coordenador da Cufa na cidade, Santos trará sua própria experiência de ter se descoberto negro com 23 anos. “Foi quando uma menina branca me dispensou devido a não aguentar a pressão de todos por estar se envolvendo com um negro”, revela. O conhecimento do sociólogo permite dizer que muitos morrem sem se descobrir negro. Mas em geral, essa revelação, assim como foi com ele, vem através da descoberta de como funciona a discriminação racial. “Porque ser negro no Brasil já é uma atividade política militante de sobrevivência”, define.
Ciclo de palestras da Cufa
Dia 22 – 13 horas
Local: Emef Professora Maria Josephina Alves de Oliveira
Dia 23 – 9h30min e 13h30min
Local: Escola Estadual Jorge Moojen
*contrapartida da Cufa à Lei de Incentivo à Cultura
Confirme sua presença
WhatsApp (51) 98-184-4018
E-mail: [email protected]