Pais pedem ajuda para salvar vida de gêmeas

 

Na 23ª semanas de gestação, Joseane descobriu que possui uma rara síndrome e precisa passar por uma cirurgia em São Paulo

No quinto mês de gestação de gêmeas, a dona de casa Joseane Azevedo, recebeu a inesperada notícia de que desenvolveu a Síndrome de Transfusão Feto-Fetal (STFF) durante a gravidez. Para salvar a vidas das duas meninas, ela precisa passar por uma intervenção urgentemente, mas para tanto, ela o marido Valderir Machado de Lima, precisa da ajuda da população para custear as despesas do procedimento a ser realizado em São Paulo, lugar mais próximo que oferece o serviço.

Muito rara e grave, a STFF é uma é uma complicação que pode ocorrer nas gestações de gêmeos quando os dois fetos estão dividindo a mesma placenta, porém, em bolsas diferentes (são as chamadas gestações monocoriônicas e diamnióiticas). Em consequência da doença, surge um desequilíbrio no fluxo de sangue entre os bebês, onde um acaba recebendo mais nutrientes que o outro.

“Até a última quarta-feira [dia 5 de dezembro], estava transcorrendo tudo dentro da normalidade”, disse Joseane. “Como parte do pré-natal, fomos fazer mais uma ecografia e lá recebemos essa bomba. Agora,  vamos para São Paulo realizar o procedimento ou iremos perder as meninas”, contou emocionada.

Após o diagnostico, o casal recebeu da Secretaria de Saúde de Trinfu, município onde residem, as passagens para a viagem. Além disso, com o apoio da prefeitura, a cirurgia já está marcada para a próxima quarta-feira, 12, uma semana depois do diagnostico. “Não conhecemos nada nesse lugar e vamos precisar de dinheiro para hospedagem, alimentação e remédios”, explica Joseane. “Meu marido é autônomo e não temos condições de arcar com todas as despesas”.

Essa é a terceira gestação de Joseane, que ainda é mãe de uma menina de 13 e outra de 5 anos. “O pouco do dinheiro que tinha guardado para o enxoval irei utilizar na viagem, pois o que mais importa nesse momento é garantir que minhas meninas fiquem bem e possam nascer saudáveis”, ressaltou a dona de casa.

O casal embarca para São Paulo nesta terça-feira, 11, para realizar os exames necessários antes da cirurgia. O objetivo do procedimento, que será pelo Sistema Único de Saúde (SUS),  é garantir que Joseane possa chegar até a 36ª semana de gestação com saúde, assim como as gêmeas Helena e Nicole.

Como ajudar                  

Para contribuir, os interessados podem entrar em contato através dos telefones (51) 99876-5484 ou (51) 99554-6693),  falar com Valderir.  Em caso de depósito, as doações podem ser feitas na conta da Caixa Econômica Federal, número 0006244-3 agência 3240, operação 013.

Últimas Notícias

Destaques