Os estádios da Copa do Catar

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada quase no final do ano e não em junho-julho, que é verão no Hemisfério Norte. A mudança ocorre para que sejam evitadas as temperaturas próximas aos 50°C. A maioria das partidas será disputada no início da noite ou noite já. O Catar está adiantado seis horas em relação ao horário de Brasília.

Os ajustes não ficaram restritos ao período de disputa e horários. A alta tecnologia foi empregada nos oito estádios construídos ou reformados com a implantação de um sistema de refrigeração para manter uma temperatura constante de 26°C. Cada um dos estádios tem uma usina movida a energia solar instalada cerca de um quilômetro de distância. O sistema bombeia água fria para tubos instalados ao longo das arquibancadas e no campo.
O estádio Al Wakrah foi o primeiro a ter o sistema de condicionamento do ar realizado através de saídas localizadas sob os assentos. Cada um dos estádios possui um sistema diferente, mas seguindo o conceito de promover uma economia de 40% de energia.

Estádio Khalifa International
Com capacidade para 40 mil pessoas, este é o principal estádio do país desde 1976. Na reforma, foram adicionados dois arcos que representam a continuidade e o abraço dos torcedores. Faz parte de um desenvolvimento maior que inclui o centro aquático olímpico do Catar e um salão coberto. O Villaggio Mall, um parque e o hotel The Torch Doha também fazem parte do empreendimento.

Estádio Al Bayt
Localizado na cidade de Al Khor, famosa por seu mergulho de pesca de pérolas, o Estádio Al Bayt é uma réplica do Bayt al sha’ar, as tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar. Com capacidade para 60 mil pessoas, ele será palco do jogo de abertura, da fase de grupos, da fase eliminatória, incluindo um dos dois jogos das semifinais.

Estádio Al Janoub
Localizado no sul da cidade de Al Wakrah, o Estádio Al Janoub, com capacidade para 40 mil pessoas, foi projetado como uma homenagem aos dhow, os barcos de pesca de pérolas que são um dos símbolos mais icônicos da região do Catar. Al Wakrah é há muito conhecida como um centro de mergulho e pesca de pérolas. O estádio sediará seis jogos de grupos e um das oitavas de final.

Estádio Áhmad Bin Ali
O Estádio Ahmad Bin Ali usa símbolos culturais do Catar para criar um estádio que reflete o deserto e a beleza cultural que o rodeia. Os habitantes de Al Rayyan são conhecidos por seu amor à tradição e hospitalidade calorosa. Ele substitui o antigo estádio e comporta 40 mil pessoas. Depois da Copa, terá a capacidade reduzida pela metade. Vai sediar seis jogos de grupos e um das oitavas.

Estádio Al Thumama
O Estádio Al Thumama, inspirado no tradicional gahfiya, uma touca trançada que constitui uma parte importante do traje tradicional da região, é uma ode à cultura, história e simbolismo da região. Ele tem 40 mil lugares e sediará uma série de jogos até a fase das quartas de final. Depois da Copa, a capacidade será reduzida pela metade e um hotel boutique substituirá os assentos superiores.

Estádio Education City
Cercado por universidades líderes em pesquisas inovadoras, o Education City é um estádio no centro da inovação. Desde o seu sistema de refrigeração único até aos espaços verdes que o rodeiam, o estádio foi construído destacando a sustentabilidade e no futuro. Tem 40 mil lugares e depois da Copa ficará com 25 mil. No entorno do estádio há um campo de golfe e várias lojas.



Estádio Lusail

O Estádio Lusail, projetado em torno da dança da luz e das sombras vista nas tradicionais lanternas de fanar, será o palco do jogo mais importante do futebol, a partida final da Copa do Mundo. Ele também receberá seis jogos da fase de grupos e três jogos da fase de mata-mata, incluindo uma semifinal. Oferecendo 80.000 lugares, ele destaca como a peça central da nova metrópole Lusail.

Estádio 974
O Estádio 974, um estádio temporário construído ao longo das margens do Golfo, oferece não apenas vistas deslumbrantes de West Bay, mas um conceito de design intrigante. Construído a partir de contêineres, o estádio usa menos material de construção do que os estádios tradicionais, criando um plano a ser seguido por futuros desenvolvedores.Tem capacidade de 40 mil lugares.

Últimas Notícias

Destaques