Após o hospital, agora é a parte administrativa da instituição que recebe destaque nacional
A Unimed Vale do Caí está comemorando mais uma conquista. Ela acaba de ser certificada com o nível II no “Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde”. É um reconhecimento dado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) que atesta a excelência da operadora local.
Vindo do destaque recebido com a Acreditação Hospitalar no ano passado, o novo certificado coloca a instituição junto a um seleto grupo de empresas reconhecidas não só pelo trabalho nos hospitais, mas também na parte administrativa. Das 800 operadoras do País, apenas 56 tem o selo conquistado, agora, pela Unimed Vale do Caí. “Se eu tenho um hospital que me dá uma excelência de atendimento ao paciente, eu também tenho que ter, na operadora, uma excelência de trabalho na parte do plano de saúde”, destaca o diretor de Regulação em Saúde da instituição, Ronaldo Carissimi.
Neste sentido, o trabalho da equipe em busca do reconhecimento teve início em julho do ano passado. Foi quando foi promovido um diagnóstico da operadora junto a uma empresa homologada pela ANS e apontadas as principais questões que tinham que ser readequadas em prol da excelência.
O próximo passo foi montar um comitê multidisciplinar, formado por colaboradores, que revisou todas as áreas. A administrativa, a alta gerência e o atendimento, por exemplo. A partir disso, foram realizadas algumas mudanças, reestruturação de processos conforme a necessidade e, nove meses depois, foi alcançado o nível de certificação.
A união de toda a equipe, a direção afirma, foi essencial. “No momento em que foi dada a meta, o pessoal foi atrás, participou das reuniões, fizemos dinâmicas”, destaca Carissimi. “Isso foi muito importante.”
“Eu acho que esse foi o grande ganho da Unimed com essa certificação”, adiciona o presidente da instituição, Everton Machado Bochi. “Todo o esforço e o empenho vieram das pessoas que estão aqui dentro. Colocamos esse reconhecimento como um sonho a se atingir e os colaboradores se envolveram nisso e foram atrás.” Na última quinta-feira, os colaboradores da Operadora receberam um botton. Agora carregam no peito, diariamente, uma lembrança da conquista alcançada.
Boa notícia à equipe e boa notícia a toda a comunidade atendida pela organização. “À medida que todos ficam mais engajados, o que se busca é fazer as coisas de forma melhor”, salienta Bochi. “O objetivo final é que isso se reflita lá na ponta e que as pessoas passem a ser cada vez melhor atendidas pela Unimed Vale do Caí”, complementa.