Agentes do 3º Pelotão Ambiental de Montenegro (Patram) apreenderam várias redes de pesca durante operação embarcada no município de Triunfo, no distrito de Passo Raso. Com apoio do inspetor de Polícia Civil Jonas dos Santos, da DP de Triunfo, o foco foi na repressão aos crimes ambientais, o abigeato e o furto de residências, seguindo o cronograma da Operação Piracema 2019/20 (período de defenso para reprodução dos peixes). A área do Passo Raso foi marcada ainda pelo homicídio a tiros de um morador ribeirinho, a cerca de 20 dias.
Nesta terça-feira, dia 12, um indivíduo foi preso em flagrante pelo crime de pesca ilegal devido ao uso de apetrechos proibidos. O fato de ter ocorrido no período de defesa à fauna aquática é um agravante no crime. Ele carregava 350 metros de redes de pesca e 20 kg de pescado da espécie Pintado. Foi apreendida ainda a embarcação de alumínio com um motor de popa de 08 Hp. Os agentes ainda conseguiram libertar vivos 283 peixes que estavam nas redes.
Em outro ponto, nas proximidades da Ilha Leopoldina – local denunciado por ser frequentado por caçadores, abigeatários e pescadores ilegais -, foram apreendidos 5 mil m de redes. Em sua maioria de malha predatória com tamanho inferior ao permitido pela legislação ambiental vigente. Também foram localizados couros, vísceras e cabeças de capivaras e ratão-do-banhado, que, pelos indícios, foram abatidos a tiros.
Denuncie
Pelotão Ambiental de Montenegro – (51) 98599-9005