Segurança. Ofensiva desenvolvida no Vale do Caí pelas polícias civis de todo o País tem como objetivo o combate aos crimes patrimoniais
A Central de Polícia do Vale do Caí participou, no começo da manhã desta quinta-feira, da Operação Policial PC 27, desenvolvida em nível nacional, com o objetivo de combater crimes patrimoniais, como roubos e furtos. A ação contou com a participação de 21 policiais civis divididos em três equipes e teve como resultado a prisão de seis indivíduos. Havia mandados de prisão em aberto contra todos eles.
Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. A operação tem abrangência nacional, sendo desenvolvida pelas polícias civis do Brasil. No Vale do Caí, envolveu os municípios de Montenegro, São Sebastião do Caí e Triunfo. A coordenação da operação foi realizada pelos delegados Paulo Ricardo Costa, de Montenegro, Cleusa Spinato, de São Sebastião do Caí, e de Lúcio Melo, de titular da DP de Triunfo.
“Eram crimes que estavam sendo investigados aqui na região, mandados até de crimes que aconteceram em períodos anteriores, mas que estavam em aberto. As pessoas eram foragidas. Nós conjugamos esforços no sentido de prendê-las”, comenta o delegado regional Marcelo Farias Pereira.
Os presos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e encaminhados à Penitenciária Modulada de Montenegro. Os nomes deles não foram divulgados para não prejudicar as investigações. “Não houve nenhum incidente de gravidade. Os mandados foram cumpridos com tranquilidade e técnica”, destaca Paulo Ricardo.
Até a tarde dessa quinta-feira, os dados das ações realizadas no país totalizavam 368 prisões, 35 apreensões de adolescentes, além de 36 armas e drogas apreendidas. No Rio Grande do Sul, o balanço aponta 105 presos e oito adolescentes apreendidos.
O coordenador operacional nacional da Operação PC 27 e vice-presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Emerson Wendt, ressalta que o objetivo da ofensiva é tornar o final de ano da população mais seguro e com menos delitos contra o patrimônio. Chefe de polícia no RS, ele chama a atenção para o Projeto de Lei 5580/2016, que visa a agravar os delitos patrimoniais praticados com o emprego de violência e cometidos no ambiente interno das residências.
O nome da operação faz alusão à participação das polícias em todos os 27 estados da federação. A ofensiva foi realizada de forma simultânea pelas polícias civis.