A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Sebastião do Caí, com apoio de agentes da DPPA Vale do Caí e da Brigada Militar, desencadeou, na madrugada desta quarta-feira, a Operação Focus. A ação teve como objetivo esclarecer um homicídio relacionado ao tráfico de drogas, que aconteceu em maio. A vítima, um homem, foi encontrado parcialmente carbonizado na entrada de uma área verde na vila São Martin, em São Sebastião do Caí.
“Esse homicídio tem envolvimento com o tráfico de entorpecentes. A vítima era usuária e os envolvidos, apontados como autores, são envolvidos no comércio de drogas”, explica a delegada responsável pela operação, Cleusa Spinatto. Segundo ela, as causas do homicídio podem ter sido uma desavença ou por uma dívida que a vítima teria com os traficantes.
De acordo com a delegada, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, inclusive dois de prisão temporária, a maioria em São Sebastião do Caí. Mas houve também ações em Bom Princípio e na Penitenciária Modulada de Osório, “onde se encontram presos dois dos mandantes”, esclarece a delegada.
Quatro pessoas foram presas, dois temporariamente por homicídio e dois em flagrante por tráfico de drogas, sendo um homem e uma mulher. Além deles, uma adolescente foi apreendida por tráfico de drogas. Outras duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Montenegro para lavratura de Termo Circunstanciado (TC) por posse de entorpecentes.
As incursões resultaram ainda na apreensão de telefones celulares, 151 gramas de maconha, cadernos de anotações do tráfico e sete facas artesanais. Os mandados cumpridos dentro do sistema prisional confirmam o poder que os líderes seguem tendo sobre o movimento criminoso, sendo que mesmo presos continuam mandando. Nas celas, foram recolhidos celulares, drogas, facas artesanais e anotações alusivas ao tráfico.
“O Caí vem sendo assolado, neste ano, por um aumento da violência. Nós já estamos com sete homicídios consumados e uma tentativa. A maioria deles envolvendo o tráfico de entorpecentes. Mas, ao mesmo tempo, já estamos com três totalmente elucidados, concluídos e encaminhados ao poder Judiciário e os envolvidos presos. Só temos um foragido. Agora temos esse que podemos dizer que o balanço da operação é bem positivo”, afirma Cleusa. (DA)