Operação contra violência doméstica prende mais de 800 pessoas no Estado 

A 2ª edição da Operação Maria da Penha, realizada no período de 27 de agosto até 29 de setembro deste ano, resultou na aplicação de 4.025 medidas protetivas e prisão de 832  agressores no Rio Grande do Sul. A Operação Maria da Penha e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a participação das Polícias Civis e Militares de todo o país. A ação destina-se à coibir e punir  crimes de feminicídio e violência doméstica e familiar.

Ao longo do último mês, também foram registrados 4.033 boletins de ocorrência no Estado. Em todo o país, a Operação contabilizou 12.396 prisões por agressões domésticas ou feminicídios. Foram emitidas 44.833 medidas protetivas de urgência e confeccionados mais de 72.520 boletins de ocorrência.

A primeira edição da Operação Maria da Pena foi deflagrada em 2021, quando 127 mil mulheres foram atendidas pelas forças de segurança. No Brasil, foram contabilizadas 14,1 mil prisões e 39,8 mil medidas protetivas requeridas ou expedidas.
Denuncie 

Qualquer pessoa que presencie ou saiba de um caso de violência doméstica ou familiar pode denunciar. Entre os canais para denúncia está o 180, da Central de Atendimento à Mulher, coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.

Os canais de atendimento 190 e 197 também acolhem denúncias referentes à violência doméstica e familiar ou qualquer tipo de violência. Todos funcionam 24 horas por dia, durante toda a semana.

Últimas Notícias

Destaques